British Literature #04 – "Elementar, meu caro Watson": Sherlock Holmes »« Mãe, cheguei! Aplicativo I'm OK avisa seus pais sobre onde você está
31|10|2011

WeLoveMovies #02 – O estranho mundo de Tim Burton

O WeLoveMovies desse mês está um pouco mais sombrio. Afinal, hoje é comemorado o Halloween nos EUA e Reino Unido e, por isso, vamos falar sobre o curioso mundo criativo de Tim Burton!

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-06

Timothy William Burton nasceu em Burbank, Califórnia, e desde pequeno vivia em um mundo só seu. Boa parte de sua infância foi dedicada à leitura de livros sombrios, como os do escritor Edgar Allan Poe, e a assistir a filmes de terror trash. Ao terminar o colegial, Tim recebeu uma bolsa de estudos da Disney para estudar no Instituto de Artes da Califórnia (cool, right?) e lá estudou Animação durante três anos. Foi contratado pela Disney como Aprendiz de Animador e trabalhou em alguns projetos, como o filme O Cão e a Raposa.

No entanto, Tim não gostava do estilo dos desenhos do grande estúdio, e decidiu sair de lá para fazer seus próprios projetos. Seu primeiro longa-metragem foi Beetlejuice (1988), que conta a história de um casal que morreu e não sabia. Logo depois, foi convidado para dirigir Batman (1989) e sua sequência, Batman Returns (1992), grandes sucessos de bilheteria. Com a alta na carreira, Burton dedicou-se a realizar um projeto pessoal: Edward Mãos de Tesoura (1990).

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-02 Edward é um rapaz criado por um inventor maluco que, antes de terminar sua obra, faleceu e deixou o jovem com tesouras no lugar das mãos. Anos depois, Edward é encontrado por uma vendedora de cosméticos simpática, que acaba levando-o para casa. A vizinhança logo estranha a presença do rapaz, mas acaba cedendo à sua simpatia e ao seu talento com as tesouras. Ele se apaixona por Kim, filha da vendedora de cosméticos, mas o ciumento namorado da garota colabora para a perseguição contra Edward.

Foi neste filme que Tim começou sua parceria com Johnny Depp, com quem já trabalhou em sete filmes. Sua carreira também conta com outros parceiros valiosos, como Helena Bonham Carter (esposa de Tim), e Danny Elfman, que criou a trilha sonora de diversos filmes do diretor, incluindo O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver e A Fantástica Fábrica de Chocolate, ambos de 2005.

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-03

Tim voltou a trabalhar com a Disney em 2010, com sua versão de Alice no País das Maravilhas, baseado na obra homônima de Lewis Carroll. O filme se passa 13 anos após a história original, e Alice se lembra do acontecido em Wonderland como apenas um sonho. Quando está prestes a noivar com um nobre de Oxford, Alice foge ao ver um coelho branco correndo e consegue voltar às estranhezas da terra governada pela Rainha de Copas. Lá reencontra velhos amigos, como o Chapeleiro Maluco e o Cheshire Cat.

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-07

Há outros vários e ótimos filmes de Tim, inclusive, alguns curtas-metragens e um clipe que Burton dirigiu para a música Bones, da banda The Killers. Sua coleção de ilustrações, muitas feitas especialmente para livros infantis, mostra seu talento como desenhista.

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-04

Uma das características mais marcantes do trabalho de Tim Burton é o visual gótico que ilustra suas obras. Personagens estranhos em cenários macabros são marcas registradas em seus filmes, sempre bastante cômicos. Como esquecer o sinistro Sweeney Todd e a arrepiante Sleepy Hollow de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça? Mas a principal marca de Tim é a sua criatividade e sua capacidade de transmitir o lado positivo de ser diferente dos outros. Um traço que chega a ser autobiográfico. Mergulhe na obra de Tim Burton e encante-se com seu submundo especial.

tim-burton-movies-cultura-inglesa-fortaleza-ce-05

Aproveite para votar na enquete em nossa página no Facebook sobre qual é o seu filme favorito do Tim Burton! Até o próximo post!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (1)

  • [...] literárias como em filmes para o cinema. A mais recente adaptação para o cinema foi feita por Tim Burton e teve um grande sucesso de bilheteria. Vale a pena conferir essa obra que é destinada a atiçar a [...]











  • * Campos obrigatórios