Cinema nas férias: o Grinch! »« 150 anos do metrô de Londres!
27|12|2012

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo!

Celebrar o ano novo é um costume mundial que envolve, geralmente, queima de fogos, festas e tradições. Mas cada lugar do planeta tem suas peculiaridades, que transformam as diferentes comemorações em acontecimentos únicos e diferentes, mesmo que tenham o mesmo objetivo. Confira agora algumas das maiores celebrações do mundo.

Vamos começar por Sydney, na Austrália, pois é a primeira grande cidade do mundo que entra no ano novo. O foco central da comemoração do fim de ano por lá, é a queima de fogos-de-artifício que ocorre nas deslumbrantes paisagens do porto de Sydney e da famosa Opera House. Outro ponto bacana é que em Sydney há comemorações para todas as idades, desde celebrações voltadas para família com filhos, até festas baseadas nas preferências de pessoas mais velhas.

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Seguindo para o noroeste chegamos à Tóquio, no Japão, onde a celebração provavelmente já começou desde o dia 29 e vai seguir até dia 4 de janeiro. Bom aproveitar esse fim de ano e experimentar o Toshikoshi Soba, uma massa parecida com espaguete, que, através do seu tamanho, é símbolo de uma vida longa e saudável. Ouvir sinos vira rotina de quem visita o Japão para a virada de ano, com a tradição do tocar de sinos, 108 vezes, nos templos espalhados pelo país. E no dia 1 do ano, aproveitar a chance, quase, exclusiva da abertura ao público das portas do Palácio Imperial, evento que só ocorre duas vezes ao ano!

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Em Koh Phangan, na Tailândia, a comemoração do ano novo é realizada com as maiores e mais selvagens festas. Aqui, o esquema é usar traje de banho e chinelas enquanto espera o ano mudar. A cidade é o point dos festeiros, por seus famosos luais e praias. Em Koh Phangan, é party hard!

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Chegando na cidade de Edimburgo, na Escócia, presenciamos uma das viradas de ano que mais trazem tradições antigas. O Hogmanay, comemoração de ano novo, tem a tradicional procissão das tochas, junto com a queima de fogos. Uma tradição curiosa, quem vem desde a era dos vikings, é o First Footing, onde a primeira pessoa que deve entrar na sua casa tem que ser um homem e tem que ser moreno, pois na época dos vikings, mulheres loiras eram sinais de problemas.

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Fim de ano em Paris, quem nunca pensou nisso? Pois a cidade luz consegue ficar ainda mais convidativa nessa época. Com festas, queima de fogos e barzinhos abertos durante a celebração, Paris é o lugar que abriga quem quer comemorar sem muitos exageros. O foco aqui é a queima de fogos no Champs Elysees e nas ruas de Montmartre, pra quem quer se juntar à multidão, ou uma festa descontraída e moderada na Catedral de Sacre Coeur, também em Montmartre.

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Nova Iorque, na virada de ano, também traz suas tradições, como a famosa bola gigante, que há 100 anos sobe durante o minuto final do ano velho e chega ao topo do prédio, marcando a hora zero do novo ano. Além de toneladas de confetes jogados na multidão nas ruas, que chegam a 1 milhão. Como a Big Apple é a cidade que não dorme, pode-se comemorar os primeiros momentos do ano novo em algum barzinho ou restaurante sem muitos problemas.

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Agora, que tal comemorar o fim de ano na maior celebração do mundo? Pois ela está mais perto do que podemos imaginar. Na praia de Copacabana, no Rio, reunem-se milhões de pessoas de todo o mundo para dançar e curtir a virada de ano. Com shows ao vivo e uma maciça queima de fogos, lançadas por 12 barcos na costa, o réveillon do Rio de Janeiro já é consagrado mundialmente e é o preferido de todos.

Comemorações de Ano Novo pelo Mundo! - Cultura Inglesa Ce

Não importa aonde vá passar o fim de ano, o melhor lugar sempre será onde estão as pessoas queridas. Então vamos comemorar e festejar, por que 2013 está chegando como um novo ano de oportunidades!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios