British Literature #03 - O Hobbit ou Lá e De Volta Outra Vez »« WeLoveMovies #01 - Meu nome é Bond. James Bond.
23|09|2011

Curiosidades sobre as bandas britânicas no Rock in Rio

Hoje, a Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, abre as portas para mais de um milhão de pessoas que vão assistir aos shows da quarta edição do Rock in Rio. Do dia 23 ao dia 2 de outubro, diversas bandas irão se apresentar no palco Mundo e no Sunset, montados em um imenso complexo em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.

cultura-inglesa-ce-rock-in-rio-2011-01

O Rock in Rio já teve 3 edições no Brasil e outras internacionais: quatro em Portugal e duas na Espanha. Inúmeras bandas e artistas já passaram pelo evento, que teve seu início em 1985. A Cultura Inglesa CE vai relembrar com você quais foram as bandas e artistas britânicos que marcaram presença no Brasil nesses 26 anos de Rock in Rio!

Rock in Rio 1985

A primeira edição do Rock in Rio aconteceu em Janeiro de 1985. Em dez dias, um público de 1.380.000 pessoas esteve presente nos shows na Cidade do Rock. Entre os artistas e bandas britânicas, estavam Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Yes, Whitesnake e a grande atração do festival: Queen. Após o evento, todos os integrantes da banda disseram que aquela foi uma das apresentações Top 5 da carreira do grupo. E Freddy Mercury, vocalista do Queen, elegeu a performance de “Love of my life” como a melhor que a banda já tinha feito. Veja abaixo o vídeo!

Rock in Rio 1991

Seis anos depois, 700 mil pessoas lotaram novamente a Cidade do Rock em nove dias de Rock in Rio. O evento foi transmitido para 55 países, somando 580 milhões de telespectadores ao redor do mundo. Os britânicos que se apresentaram no evento foram eclipsados pela estrela do festival, a banda norte-americana Guns N’ Roses. Happy Mondays, Judas Priest, Billy Idol e George Michael foram os representantes da terra da Rainha.

cultura-inglesa-ce-rock-in-rio-1991-03

Rock in Rio 2001

Nesta edição, o Iron Maiden retornou ao evento, mas dessa vez como o grande nome do festival, tocando para 250 mil pessoas. A apresentação da banda foi registrada em CD e DVD, lançados em 2002. O ex-Judas Priest Rob Halford também voltou ao Brasil e também lançou um DVD com sua performance no Rock in Rio. A banda Oasis foi outra representante da Inglaterra nos shows de 2001 e, como era característico da banda, fizeram muitas declarações polêmicas a respeito dos outros artistas no evento, como Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, que também estava de volta ao Rock in Rio.

cultura-inglesa-ce-rock-in-rio-2001-04

Rock in Rio 2011

Este ano, entre artistas pop como Katy Perry, Rihanna e Maroon 5, os fãs brasileiros das bandas britânicas Motörhead, Snow Patrol, Jamiroquai vão assistir aos shows espalhados em sete dias de evento. Sir Elton John é uma das grandes estrelas do Rock in Rio deste ano. Será a sua terceira apresentação no Brasil, a última foi em 2009. E a banda Coldplay também tem fãs ansiosos para ver o show da turnê mais recente da banda, Mylo Xyloto. Veja abaixo uma entrevista com o vocalista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland sobre suas expectativas de tocar no Rock in Rio!

São grandes as expectativas para o Rock in Rio 2011! Se você não conseguiu comprar ingressos (que se esgotaram em agosto!), ainda poderá acompanhar os shows pela Rede Globo. Se quiser assistir online, o canal do Rock in Rio no YouTube (só para quem não mora no Brasil) e o portal Globo.com também farão a cobertura e transmissão dos shows ao vivo. Não perca! :D

A Cultura Inglesa CE sempre traz novidades do mundo da música no Twitter e Facebook. Siga-nos em nossas redes e até o próximo post.

Com informações de: Wikipedia.org e Rockinrio.com.br

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios