Intercâmbio em 2012 - Comece o planejamento! »« #Coolimages #08 - Abbey Road
10|01|2012

Currículos em inglês – Saiba como elaborar

As oportunidades de emprego no exterior estão crescendo, e tem cada vez mais brasileiros de olho nelas. É importante estar preparado e mostrar um currículo de primeira, provando que você é o melhor pra vaga. Muita gente tem dúvida na hora de elaborar o currículo em inglês, então a Cultura Inglesa CE vai dar umas dicas pra você elaborar um currículo arrasador!

 

curriculos-em-ingles-elaborar-cultura-inglesa-fortaleza-01

Primeiro de tudo: o currículo em inglês NÃO É a tradução do escrito em português. As empresas de fora têm estilos diferentes das brasileiras e é preciso adaptar seu currículo para mostrar, de maneira simples e direta, o que elas estão procurando.

 

Aliás, currículos em inglês não servem só para empresas de fora: muitas multinacionais estão estabelecendo bases no solo brasileiro e procuram candidatos com conhecimentos linguísticos em inglês e/ou outros idiomas.

 

curriculos-em-ingles-elaborar-cultura-inglesa-fortaleza-05O principal a ser mostrado em seu currículo são os resultados obtidos nas suas experiências profissionais anteriores. Ou seja, em vez de só dizer que trabalhou na empresa tal, diga quais foram seus resultados lá. Isso dá mais solidez à sua experiência e mostra ao recrutador dados mais concretos sobre seu potencial. E nunca inicie a frase com um pronome pessoal, sempre use verbos. Por exemplo, utilize “Created the new visual identity of the X Company”, nunca “I created”.

 

Caso você tenha exercido sempre o mesmo cargo em empresas diferentes, descreva bem suas atividades em cada uma delas, assim como seus resultados. E, se você deseja uma vaga em setores que exigem conhecimentos técnicos, como a área de TI, mencionar os cursos que você fez vai valorizar bastante o seu currículo.

 

Na hora de organizar as informações do currículo, lembre-se de que não existe uma ordem exata, mas algumas dicas podem orientar você. Nas experiências profissionais, sempre coloque as mais recentes primeiro, depois liste as mais antigas. Não é recomendado colocar sexo, idade, estado civil e filhos, pois estes dados podem ser vistos como forma de preconceito no exterior.

 

curriculos-em-ingles-elaborar-cultura-inglesa-fortaleza-04

 

Seja sincero em relação ao seu nível em inglês. Se você colocar “inglês fluente”, seja cuidadoso para não cometer nenhum erro de grafia ou gramatical. Colocar “good knowledge” é um sinal de que você será capaz de responder às perguntas feitas em inglês sem problemas.

 

Ter pouca experiência não é necessariamente um problema. Valorize sua formação acadêmica, mencione viagens ao exterior e intercâmbios, inclusive empregos que você tenha tido nessas viagens (mesmo que sejam cargos como garçom ou babá), hobbies, trabalhos voluntários, cursos extracurriculares e prêmios. Mas tome cuidado para selecionar somente o que é importante e relevante para a vaga, não exagere!

 

Para quem quer um pouquinho mais de ajuda, neste link você encontra um modelo de currículo em inglês, disponibilizado pelo G1. E, no infográfico abaixo, mais dicas para elaborar seu currículo. Então, mãos à obra e arrase na entrevista!

 

 

Para mais dicas de inglês para o trabalho, siga a Cultura Inglesa Fortaleza no Twitter, Facebook e deixe suas dúvidas no Formspring! Faça uma visita a uma de nossas sedes e conheça nossos cursos: Via Sul | Meireles | Fátima.

 

Fonte: G1 // Imagens: Google Imagens

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (1)











* Campos obrigatórios