Isaac Asimov e sua literatura futurista »« 1st Cultura Books FAIRtastic na Cultura Inglesa CE!
07|03|2013

Mulheres importantes na história do Reino Unido #DiadaMulher

Seja cuidando da família, enfrentando por vezes duas ou mais jornadas de trabalho ou lutando por seus direitos, as mulheres sempre mostraram que tem fibra e que estão muito longe de serem taxadas de sexo frágil. Algumas foram além e viraram ícones, modificando de vez o rumo da história. Conheça um pouco de algumas mulheres que tiveram papéis fundamentais na construção do Reino Unido atual.

Mulheres importantes na história do Reino Unido - Cultura Inglesa Ce

Para começar, a rainha Victoria mostrou ao mundo uma monarquia diferente. Sua ascensão aconteceu após uma série de problemas em encontrar alguém para assumir o trono, que teve fim quando seu marido e seus tios morreram sem deixar herdeiros. Durante os quase 64 anos que governou, a rainha Victoria fortalecia a imagem da monarquia, que antes estava sempre atrelada a escândalos sexuais ou financeiros, e agora passava a mostrar a moralidade e os valores que ela trazia consigo. Assim, ela trouxe significativas mudanças ao Reino Unido, através de sua opinião e posicionamento, e a visão da população sobre a monarquia mudou, gerando mais proximidade com o povo e intensificando as relações internacionais. A rainha ainda teve 42 netos, e a maioria se casou com membros da linhagem real de outros países, o que a tornou conhecida por a ‘avó da Europa’.

Mulheres importantes na história do Reino Unido - Cultura Inglesa Ce

Não tem como falar de fibra e garra sem citar Margaret Thatcher. A Dama de Ferro, como ficou conhecida, foi a primeira mulher a alcançar o cargo político máximo no Reino Unido, a de Primeiro Ministra. Isso depois de chegar ao topo do Partido Conservador, um dos mais influentes na política britânica. Margaret iniciou uma verdadeira reforma econômica, com medidas que desagradaram a maioria dos habitantes, como a privatização de estatais. As medidas tomadas por ela trouxeram um rápido crescimento econômico em meio à crise, o que lhe proporcionou a reeleição, ficando no cargo de Primeiro Ministra por 11 anos e modificando de vez a história e as estruturas econômicas do Reino Unido.

A atual rainha do Reino Unido, Elizabeth II, manteve a postura de sua trisavó Victoria e desenvolveu mais a ligação da monarquia com seu povo e com outras nações. Ela foi a primeira monarca a viajar o mundo e a primeira a visitar alguns dos países de seu reino que não tinham sido visitados por nenhum outro monarca. A fibra de Elizabeth também se mostra na sua participação como chefe da comunidade de nações, governanta suprema da igreja anglicana, comandante-em-chefe das Forças Armadas do Reino Unido e outros títulos. Elizabeth foi fundamental desde a época que não era rainha, pois mesmo em sua adolescência durante a Segunda Guerra, dava pronunciamentos e exercitava a diplomacia. Hoje ela é uma das monarcas inglesas mais populares da história, e a que viveu mais. Em 2015, o tempo de seu reinado vai passar o de Victoria.

Desde sempre as mulheres foram responsáveis por grandes mudanças históricas. Nesse mês da mulher, é importante homenageá-las ainda mais por sua força de vontade, determinação e por suas conquistas!

Acesse o site da Cultura Inglesa CE, faça o teste de nível online e descubra qual o melhor curso de inglês para você! o/

Fontes: 1, 2 e 3

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios