Conversation Club no Barato Coletivo »« Tudo sobre o filme "Animais Fantásticos & Onde Habitam"!
10|06|2015

Como funciona o Parlamento Inglês

O Parlamentarismo é o sistema de governo do Reino Unido e tem uma forma bem peculiar de funcionamento: ele atua com a parceria entre realeza, nobreza e civis. Veja como funciona o Parlamento Inglês no post de hoje!

O Parlamento Britânico está localizado no Westminster Palace, também conhecido como Houses of Parliament. Ele fica às margens do Rio Tâmisa, bem pertinho da Abadia de Westminster – foi de lá, inclusive, que ele foi nomeado. Um dos maiores ícones de Londres, o Big Ben, está lá também, na Elizabeth Tower.

O Parlamento é formado pela Câmara dos Comuns (House of Commons) e pela Câmara dos Lordes (House of Lords). Anualmente, a Sala da Rainha, chamada de Queen’s Robing Room (na foto abaixo), é aberta para o pronunciamento da monarca.

Nas monarquias parlamentaristas, como é o caso do Reino Unido, temos o chefe de estado e o chefe de governo. O primeiro é o monarca, o Rei ou Rainha, que ganham a posição hereditariamente. O chefe de governo é o primeiro-ministro e ele responde por suas ações tanto ao parlamento quanto ao chefe de estado. O atual primeiro-ministro é David Cameron, que está no cargo desde 2010 e exerce sua função na famosa Downing Street, na casa de número 10.

Uma das principais funções do Parlamento é a criação das leis que regem o Reino Unido. A rainha apresenta a cada ano uma série de projetos de lei ou propostas para a criação de novas leis. Os parlamentares também apresentam suas propostas. A Câmara dos Lordes também funciona da mesma maneira, mas, para as leis serem aprovadas, as duas Câmaras precisam concordar com a versão final. Após o comum acordo, a lei recebe a aprovação da rainha para ser efetivada e coloca em prática.

Aquela história de que, no Parlamentarismo, “o Rei reina, mas não governa” não é bem verdade. Apesar de não fazer parte do Poder Executivo, a realeza tem um papel ativo no Legislativo e o verdadeiro poder de aprovar as mudanças necessárias para o bem-estar da população.

Para saber mais sobre a cultura inglesa e britânica, fique de olho em nossas redes!

Fonte: Molho Inglês, BBC Brasil, Mapa de Londres.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios