Faltam 100 dias para os Jogos Olimpicos de Londres 2012! »« Pottermania!
20|04|2012

Dia do Diplomata – 20 de abril!

Hoje, dia 20 de abril, é comemorado o Dia do Diplomata! Profissão que todo mundo acha lindo, pensa que vai só viver viajando e curtindo o clima internacional, mas que, na verdade, exige muita dedicação, estudo e compromisso. Vamos saber mais sobre esta profissão no post de hoje!

diplomata-profissao-cultura-inglesa-ce-05

Vinculados ao Ministério das Relações Exteriores, os diplomatas representam os interesses do país no exterior. Essas são as funções do cargo: representar o Brasil diante das nações, colher informações necessárias à formulação da política externa, participar de reuniões internacionais negociando em nome do país, assistir às missões no exterior, proteger os compatriotas e promover a cultura e os valores do povo brasileiro. Importante, né?

Os diplomatas têm de tratar de uma série de temas, como paz, segurança, normas de comércio, relações econômicas e financeiras, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios. Enfim, tudo o que esteja relacionado ao fortalecimento de laços de amizade e cooperação entre o Brasil e seus parceiros.

diplomata-profissao-cultura-inglesa-ce-04

Um dos atrativos para a carreira é o salário que, no Brasil, inicia por R$ 12.962 e pode chegar a R$ 18.478. Além da remuneração, a diplomacia é uma carreira que permite conhecer diferentes países e culturas, as mais diversas pessoas e personalidades, além de aprender vários idiomas e sotaques. Da seleção à formação, são necessárias (muita) paciência e dedicação.

Desde 1946, o Instituto Rio Branco seleciona e treina os diplomatas do nosso país. O processo é contínuo, e, para quem deseja investir nessa carreira, é preciso participar de cursos de formação e aperfeiçoamento. A seleção acontece todos os anos, com o edital publicado, geralmente, nos meses de dezembro e janeiro, ofertando de 25 a 35 vagas. Não é preciso ser formado em Direito ou áreas afins: diploma em qualquer formação é aceito.

O processo é, atualmente, dividido em quatro fases, com provas objetivas e discursivas sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, espanhol, francês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. Ufa!

diplomata-profissao-cultura-inglesa-ce-06

Após a aprovação no concurso, é necessário passar por um período de dois anos de estágio, que segue o modelo de um curso de mestrado. Nos anos seguintes, o profissional assume os cargos de Terceiro, Segundo e Primeiro Secretário consecutivamente. Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador) são os cargos que vêm na sequência.

Gostou? Então comece já a se preparar! O esforço é grande, o processo é demorado, mas a recompensa vale a pena! Para mais notícias sobre carreira e profissões, acompanhe a Cultura Inglesa CE nas redes! @cult_inglesa, Facebook da Cultura, Youtube e Formspring.

Fontes: JusBrasil, UOL, Itamaraty e Congresso em Foco

Fotos: Pinterest e Google Images

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios