Rainha Elizabeth II e seu Jubileu de Diamante »« Conheça o Passaporte Verde! #semanadomeioambiente
01|06|2012

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Que as Olimpíadas são um dos maiores eventos esportivos do mundo, todo mundo sabe. E é óbvio que uma celebração esportiva com proporções desse tamanho possui um número imenso de episódios engraçados, dramáticos e curiosos que poucos conhecem. Hoje vamos trazer algumas dessas histórias para alegrar seu dia :)

curiosidades-olimpiadas-londres-2012-cultura-inglesa-ce

No começo, não tinha ouro, prata nem bronze…

Os primeiros Jogos Olímpicos aconteciam na Grécia Antiga desde o ano 776 a.C. Os vencedores de cada modalidade não levavam para casa as tradicionais medalhas de ouro, prata ou bronze que estamos acostumados a ver pela TV. Os campeões recebiam coroas feitas com ramos de oliveira e folhas de palmeira. Além disso, o seu nome era aplaudido e celebrado, pois ganhar uma Olimpíada naquela época era sinônimo de glória eterna.

curiosidades-olimpiadas-londres-2012-cultura-inglesa-ce-02Jogos Olímpicos – O Retorno

Em 396 d.C., o imperador romano Teodósio baniu as Olimpíadas. Somente em 1896, em Atenas, os Jogos Olímpicos voltaram. O responsável por esse retorno foi o historiador e pedagogo francês Barão Pierre de Coubertin, um grande entusiasta dos esportes. Para quem vencia nas modalidades disputadas nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, era dado uma medalha de prata e uma coroa com folhas de oliveira, similar às que eram entregues aos campeões da Grécia Antiga.

A mais nova, o mais velho e as criancinhas

A mais nova competidora olímpica a ganhar uma medalha de ouro foi a americana Marjorie Gestring, com apenas 12 anos e 141 dias, durante as Olimpíadas de Berlim, em 1936, na competição de saltos ornamentais. Alguns anos antes, em 1920, na Antuérpia, subia ao pódio o medalhista de ouro mais velho de todos os tempos. Seu nome era Oscar Swahn, tinha 72 anos, e venceu na (estranha) modalidade de tiro duplo ao veado. Aliás, você sabia que nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, houve competições olímpicas infantis? Mas a ideia parou por ali.

Cuidado com os patos!

O que você faria se estivesse participando de uma competição de remo, e uma família de patos passasse tranquilamente em frente ao seu barco? O australiano Henry Pearce parou e deixou os animais passarem antes de continuar a remar, durante as Olimpíadas de Amsterdam, em 1928. Ele não apenas ganhou a eliminatória na qual aconteceu esse fato curioso, como também faturou a medalha de ouro da modalidade.

curiosidades-olimpiadas-henry-pearce-londres-2012-cultura-inglesa-ce

Mascotes, símbolos das nações

No meio de inúmeras modalidades esportivas, competidores e bandeiras, alguns dos elementos mais marcantes das Olimpíadas são os mascotes que representam cada país. Um dos mais lembrados da história é Misha, símbolo dos Jogos Olímpicos de Moscou, no ano de 1980. O ursinho inclusive chegou a chorar na cerimônia de encerramento do evento.

Geralmente, os mascotes são animais nativos das regiões em que o evento irá se realizar, mas isso não é regra. Nas Olimpíadas de Londres 2012, por exemplo, os mascotes serão dois seres criados a partir de gotas de aço das vigas do Estádio Olímpico da cidade. Eles foram batizados de Wenlock e Mandeville, em homenagem às aldeias de Much Wenlock e Stoke Mandeville, que sediaram os primeiros Jogos Paraolímpicos da história.

curiosidades-olimpiadas-londres-2012-cultura-inglesa-ce-03

Acompanhe mais notícias sobre as Olimpíadas de Londres que começam no mês que vem aqui nas redes da Cultura! Nosso Twitter e Facebook estarão repletos de novidades quentinhas pra vocês. Aproveite e veja também nossas outras postagens sobre as Olimpíadas desse ano. Até o próximo post!

Fonte: McDonalds

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (1)

  • [...] dia 27 de julho! – e já estamos na expectativa. Falamos de algumas curiosidades sobre o evento aqui, fizemos uma contagem regressiva ali e ainda listamos alguns jogos de videogames para já irmos [...]











  • * Campos obrigatórios