Conheça a história dos principais palácios de Londres! »« Dicas práticas para quem quer aprender inglês
08|04|2013

Vida e carreira de Paul McCartney

Fortaleza está em clima de Rock, bebê! Não vai demorar muito pro super show do ex-Beatle Paul McCartney acontecer na Arena Castelão. Mas pra ajudar a matar a vontade, que tal conhecer ou relembrar um pouco da carreira de um dos maiores compositores e astros da música mundial?

Paul nasceu em Liverpool, na Inglaterra. Seu pai era vendedor de algodão, mas tocava trompete, piano e tivera uma banda nos anos 20. Foi ele quem tentou introduzir a música na vida do filho, dando-lhe um trompete de presente, mas o pequeno Paul não deu muita importância. Paul estudava na escola Liverpool Institute, e foi no ônibus à caminho da escola que ele conheceu George Harrison, que seria um dos futuros integrantes da banda The Beatles.

Vida e carreira de Paul McCartney - Cultura Inglesa Ce

Em 1957, quando Paul tinha 15 anos, ele conheceu a banda de John Lennon, a Quarrymen. Desde então, tornaram-se amigos e, quando John percebeu o talento de Paul, decidiu chamá-lo para a Quarrymen (que mudou de nome várias vezes até denominar-se The Beatles em 1960). Ao ingressar, Paul pediu para que seu amigo George também participasse.

Após alguns anos fazendo shows como cover, e após um curto período de tempo compondo as próprias canções, The Beatles assinou com a sua primeira gravadora, a EMI Parlophone. Com isso, o atual baterista, Pete, saiu da banda e entrou Ringo Starr em seu lugar. The Beatles estava completa.

Vida e carreira de Paul McCartney - Cultura Inglesa Ce

A partir daí, o mundo passou por uma das maiores eras da música. A parceria entre John e Paul nas composições funcionou incrivelmente bem, e trouxe ao mundo músicas que são ouvidas e regravadas até hoje, como “Yesterday”, “And I Love Her”, “Michelle” e “Here There and Everywhere”.

Porém, tudo tem um fim. Casando-se com Yoko Ono, John acabou deixando a banda em segundo plano, causando conflitos com Paul. A banda começou a se afastar e, em 1970, Paul McCartney deu uma entrevista sobre o fim da banda, o que gerou ainda mais conflito com os membros pois, embora nenhum deles quisesse realmente voltar, a entrevista de Paul não teve seus consentimentos.

Vida e carreira de Paul McCartney - Cultura Inglesa Ce

Mal saiu dos Beatles e Paul já se lançara em carreira solo, produzindo um disco caseiro onde foi o vocal principal e todos os instrumentos, estando sua esposa, Linda McCartney, como voz de apoio. Logo depois, ele, Linda e outros integrantes formaram a Wings, uma banda que também trouxe muitas contribuições para a música mundial. A banda durou até 1978.

Desde então, Paul continuou sua carreira solo, lançando singles constantemente. Alguns arrebatadores e icônicos e outros que não fizeram jus a sua fama. Mas Paul nunca perdeu seu brilho, ganhando inúmeros prêmios por suas canções e trilhas feitas para filmes e sua versatilidade de poder se destacar em outros ritmos, inclusive música clássica e eletrônica.

Vida e carreira de Paul McCartney - Cultura Inglesa Ce

Hoje em dia, Paul acumula as funções de cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico. É declarado pelo Guinness como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial, com 29 canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas norte-americanas!

Tá achando pouco? Aproveite essa grande chance de poder prestigiar uma lenda viva do Rock internacional e conferir de perto os motivos que levaram Paul McCartney aonde nenhum outro músico já conseguiu chegar!

Quer aproveitar as músicas do Paul e dos seus artistas preferidos com mais clareza? Então matricule-se nos cursos da Cultura Inglesa Ce e fique afiado no inglês para não perder uma palavra das suas músicas favoritas. Aproveite para passar no Facebook e Twitter da Cultura Inglesa Ce para conferir mais curiosidades, informações e, quem sabe, algumas surpresas!

Fonte: 1

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios