Conheça a Universidade de Cambridge! »« As tradições que cercam o nascimento do bebê real!
19|07|2013

Londres nas músicas: London Calling e o punk rock do The Clash

Quem não ouviu a famosa música London Calling? Você pode até dizer que não é da sua geração, mas o álbum homônimo da banda The Clash está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ou seja, uma lista das bandas que realmente representam o rock. Lançado em 1979, o single sobrevive há mais de 30 anos.

A banda The Clash, formada por Joe Strummer, Paul Simonon, Mick Jones e Topper Headon, mostrava o que os londrinos jovens representavam na época: uma insatisfação às regras estabelecidas previamente. As músicas da banda, em sua maior parte, discorrem opiniões sobre diversos assuntos, do mundo sentimental ao governamental, traduzidas em elementos do rock, reggae, jazz e dub.

A música que intitula o álbum virou um hit e é respeitada no mundo inteiro como referência do rock, inclusive no Brasil. “Quem não ouviu London Calling não teve infância”, destacou o vocalista da banda Skank, Samuel Rosa, numa entrevista cedida ao Jornal da Tarde. O single também explodiu nos Estados Unidos, mas foi lançado apenas em 1980. O trabalho dos artistas chegou a ser intitulado como “álbum da década” pela revista Rolling Stone durante seu lançamento.

O trabalho da banda é tão valorizado que alguns artistas os comparam ao John Lennon e Paul McCartney do punk rock. E a música título até virou referência para o nome de uma das faixas na trilha sonora de “Star Trek – Into Darkness”, numa versão, que, segundo o diretor da saga, J.J. Abrams, pareceu “bastante britânica”.

Confira, então a famosa música que representa o punk rock inglês dos anos 80, London Calling!

Fontes: [1][2][3][4]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios