Dia do Esportista #Coolimages »« 100 anos dos Exames de Cambridge! #Centenary
25|02|2013

George Harrison, o Beatle Tímido

George Harrison, guitarrista dos Beatles, um dos grupos musicais mais conhecidos do mundo, completaria hoje 70 anos de idade. Em homenagem ao músico, neste post vamos dar uma olhada em sua longa carreira, que o levou a ser reconhecido como o 11º lugar na lista “Os 100 maiores guitarritsas de todos os tempos“, da revista Rolling Stone.

George nasceu em 25 de fevereiro de 1943, em Liverpool, Inglaterra. Entrou nos Beatles aos 15 anos – aliás, eles nem eram os Beatles na época, eram o The Quarrymen, primeira banda de John Lennon.

Apesar de a maioria das composições do grupo serem da dupla Lennon/McCartney, George escreveu muitas músicas para a banda, e cantou várias outras. Norwegian Wood, Within you without you, While my guitar gently weeps, Here comes the sun e Something estão entre suas composições mais famosas. Foi nesta época que Harrison começou a se interessar pelo hinduísmo e trouxe diversas influências indianas para o estilo musical da banda.

Mesmo antes do fim da banda, George já havia lançado dois álbuns, Wonderwall Music (1968) e Electronic Sound (1969). Com a separação da banda, o músico partiu em carreira solo, cujo primeiro álbum oficial, All Things Must Pass (1970), foi um sucesso de crítica e público.

Em 1971, Harrison organizou o primeiro show humanitário da história do rock, The Concert for Bangladesh, que reuniu cerca de 40000 pessoas no Madison Square Garden, em Nova York. George também atuou e produziu filmes, como A Vida de Brian (com o grupo Monty Python) e Shangai Surprise (com a popstar Madonna). Além disso, George também era um excelente jardineiro. :)

O ex-Beatle morreu no dia 29 de novembro de 2001, depois de muito lutar para vencer o câncer. Suas cinzas foram espalhadas em um rio indiano, que ninguém (além da família) sabe dizer ao certo qual.

Espiritualidade, sensibilidade e paz sempre cercaram o mais tímido dos Beatles. Seu talento incomparável rendeu algumas das mais belas canções do grupo e inspirou tantos outros músicos a seguirem seus passos. Então, pelo menos hoje, vamos nos inspirar também ;)

Fonte: 1

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios