Aplicativos para acompanhar as Olimpíadas 2012 no smartphone »« Olimpíadas da Cultura - Participe e concorra a uma bolsa de estudos de 100%!
12|07|2012

Dia Mundial do Rock e os 50 anos dos Rolling Stones

A música mundial comemora o dia 13 de julho, mais conhecido como o Dia Mundial do Rock! Já festejamos essa data aqui no blog em 2011, lembram? Neste ano, vamos falar de uma das bandas mais inovadoras e polêmicas da história do rock, os Rolling Stones, que completam 50 anos de carreira em 2012!

dia-do-rock-50-anos-rolling-stones-cultura-inglesa-ce

Em maio de 1962, surgiu a primeira formação dos Rolling Stones. Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones se encontraram pela primeira vez no Ealing Jazz Club, em Londres. Com fortes influências de rhythm & blues, a banda era liderada por Jones, no início, mas a parceria entre Jagger e Richards foi se fortalecendo e tomando os holofotes.

Uma das coisas mais marcantes da carreira dos Rolling Stones foi o número de polêmicas nos jornais da época do início da banda. Eles próprios declaravam que não tomavam banho (eca!), que seu som era cru e masculino e ainda questionavam a sociedade com frases do tipo: “Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?”. Você deixaria? Não que as fãs se importassem muito com isso…

dia-do-rock-50-anos-rolling-stones-cultura-inglesa-ce-01

Toda notícia de rebeldia era relacionada com os Stones, que acabavam na boca do povo pela famosa estratégia “Fale bem ou fale mal, mas fale de mim”. Com isso, a imprensa britânica constantemente comparava os Rolling Stones com os bons moços que eram os Beatles. Mas, no coração dos fãs, sempre houve espaço para os dois.

Enquanto os Beatles eram bastante experimentais em relação ao rock, os Stones se concentravam em aperfeiçoar seu estilo, dando um toque bem inglês à sua música, caprichando nas letras fortes e ousadas e criando riffs de guitarra clássicos, como os de “(I can’t get no) Satisfaction”, “Jumpin’ Jack Flash”, “Brown Sugar” e inúmeros outros.

Ainda na estrada, Jagger, Richards, o baterista Charlie Watts e o guitarrista Ron Wood não querem saber de descanso. Já saíram em carreira solo, fizeram projetos de arte paralelos, atuaram em filmes (lembram de Keith Richards como o pai do capitão Jack Sparrow?) e as atividades da banda não parecem diminuir, mesmo com a idade dos integrantes – você diria que Jagger tem quase 70 anos?

dia-do-rock-50-anos-rolling-stones-cultura-inglesa-ce-02

Seja pelo atrevimento das letras, pela cara de pau com a imprensa, pelos solos de guitarra de Keith Richards ou pelos movimentos hipnóticos de Mick Jagger, os Rolling Stones marcaram a história do rock e da música mundial. Comemore esta sexta-feira (13!) com muito estilo e com muitos Moves Like Jagger ;)

Para ficar sempre por dentro das novidades da música, acompanhe a Cultura Inglesa CE no Twitter e Facebook. Até o próximo post!

Fonte: Jornal O Povo

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios