Dicas para fazer uma faculdade em Londres! »« Conheça o Museu Nacional Britânico de Arte Moderna
03|02|2015

Lugares em Londres: conheça a Banqueting House!

Londres tem muitos lugares cheios de histórias dignas de filme. Um deles é a Banqueting House, prédio que fazia parte do Palace of Whitehall, lugar usado para festas e entretenimentos do Rei Charles I, que lá sofreu um final trágico. Saiba mais sobre a Banqueting House – e a história do Rei Charles I – no post de hoje!

A Banqueting House foi construída em 1622 e é o primeiro palácio inglês do estilo neoclássico (estilo arquitetônico que ia contra o exagero e pompa do barroco e do rococó). Foi a moradia oficial da monarquia durante mais de um século e, junto ao restante da área do Palace of Whitehall, conseguiu ser maior que Versalhes, na França.

Uma das grandes proezas deste prédio é ter resistido a dois grandes eventos em Londres: o grande incêndio de 1698, que derrubou todo o resto do Palace of Whitehall, e os bombardeios da 2ª Guerra Mundial. Com a resistência, o teto ilustrado por Sir Peter Paul Rubens permaneceu intacto e, ainda hoje, é responsável por atrair milhares de turistas e estudiosos.

O objetivo principal da Banqueting House, além de servir de teto para a realeza, era ser o lugar oficial de divertimentos reais. O mais famoso da época era o Masque, mistura de baile de máscaras e teatro onde os convidados e os atores se revezavam e dançavam a noite inteira.

O Rei Charles I foi um dos últimos a morar na Banqueting House. Seu reinado foi conturbado e cheio de polêmicas. Por acreditar que o rei é um enviado de Deus na terra, Charles I desafiou todos que pensavam o contrário. Com esta crença, dissolveu o parlamento em duas ocasiões, tomou uma princesa católica como sua esposa (a religião oficial da Inglaterra é a anglicana), aumentou os impostos para financiar guerras, dentre vários outros casos. Acabou sendo condenado por traição, mesmo sem reconhecer a legitimidade do tribunal que o julgou. Apesar de contar com o apoio de muitos súditos, Charles I foi decapitado em um palco em frente à Banqueting House.

Dá pra notar que a Banqueting House foi um lugar cheio de emoções! Hoje, ela é um ponto turístico bastante requisitado em Londres e recebe visitantes durante o ano inteiro. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de vários lugares interessantes da capital inglesa!

Fonte: Mapa de Londres

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios