Destino: Birmingham, Inglaterra »« Comemore a Páscoa em inglês!
30|03|2012

Londres 2012: Curiosidades sobre a cidade-sede dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de 2012 começam já já (liguem as TVs no dia 27 de julho)! Além de vários jogos de diferentes modalidades, você certamente vai assistir a matérias contando muitas curiosidades de Londres, cidade que vai sediar a festa. Mas a Cultura Inglesa passa na frente e vamos mostrar pra você algumas coisas bacanas e curiosas sobre lá!

 

londres-2012-curiosidades-cultura-inglesa-ce

 

Lugares históricos

 

- Palácio de Westminster: Desde 1512 é a sede de duas casas do Parlamento, a Casa dos Comuns e a Casa dos Lordes. É onde fica o Big Ben, que, por sinal, não é o big relógio, e sim o big sino que fica no mesmo local.

 

- Catedral de Saint Paul: Na Galeria dos Sussurros, você consegue ouvir um cochicho do outro lado do domo gigante. Mas, calma! Não é assombração: é só a acústica do local.

 

saint-pauls-cathedral-londres-cultura-inglesa-ce

 

- Palácio de Buckingham: É onde mora a Rainha da Inglaterra (God save the Queen!). É aberto para visitação somente nos meses de agosto e setembro, quando a Rainha tira uma folguinha e faz sua viagem anual para a Escócia.

 

Cultura

 

- Mais de 320 mil atrações musicais acontecem anualmente em Londres, e 17% delas são gratuitas. Por semana, são aproximadamente 620.

 

- Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo, morava em Londres, na Baker Street, 221B. O endereço existe de verdade e lá tem um museu dedicado ao personagem.

 

sherlock-holmes-museum-cultura-inglesa-ce

 

- Existem 395 bibliotecas em Londres, que, juntas, possuem milhões de livros. Lá também existem 900 livrarias, duas vezes mais que em Nova York.

 

- Notting Hill: Lá acontece o maior carnaval de rua da Europa (ou você achava que só tinha carnaval aqui no Brasil?). É sempre no último fim de semana de agosto.

 

Gastronomia

 

- Uma das comidas típicas mais famosas de Londres é o “fish and chips“: pedaços de peixe empanados e batatas fritas. Detalhe: são servidos em embalagem feita de jornal (meio eca, né?).

 
fish-and-chips-londres-cultura-inglesa-ce

 

- Tomar chá preto com um pouquinho de leite é um hábito comum entre os londrinos – especialmente às 5h da tarde.

 

- Os Guardiões da Torre de Londres são chamados de Beefeaters – comedores de bife. Isso porque, antigamente, eles ocupavam uma posição privilegiada quando formavam a Guarda Real, sendo permitido a eles comer quanta carne quisessem da mesa do rei.

 

Miscelânea

 

- Em 1642, o Rei Charles I tentou prender cinco membros do Parlamento por traição. Só que não deu certo (#fail). A partir de então, é proibida a entrada de Reis e Rainhas da Inglaterra na Casa dos Comuns, no Palácio de Westminster.

 

- O Rio Tâmisa já foi super poluído e sem vida. Mas 150 anos de tratamento deixaram o rio novinho, super limpo e com cerca de 121 espécies de peixes vivendo em suas águas. Legal, né?

 

rio-tamisa-londres-cultura-inglesa-ce

 

- Os ônibus vermelhos, símbolos de Londres, chamados de Routemasters, estão sendo substituídos por ônibus mais modernos.

 

- O metrô de Londres é o mais antigo do mundo, e um dos maiores. Começou a ser construído em 1863 e possui 275 estações, com 408 km de trilhos.

 

- Diz uma profecia que, quando os seis últimos corvos abandonarem a Torre de Londres, será o fim da cidade. Mas os londrinos levam a profecia a sério e criaram o cargo de Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuja função é alimentar e proteger as aves. Até hoje, no mínimo 6 corvos vivem na Torre, tratados exclusivamente pelo Ravenmaster.

 

ravenmaster-londres-cultura-inglesa-ce

 

Gostaram? Fiquem atentos nas redes da Cultura Inglesa para receber diariamente mais notícias e curiosidades sobre Londres: Twitter | Facebook | Formspring | Youtube

 

Via McDonalds.

Fotos: Pinterest e Google Imagens

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (5)

  • [...] aqui no blog da Cultura algumas novidades sobre a festa, como os preparativos de Londres, algumas curiosidades sobre a cidade-sede dos Jogos e apresentamos as bandas que vão encerrar a festa de 2012. Continue acompanhando nosso blog e [...]

  • jonathan henrique disse:

    Eu gostei das Olimpíadas.

  • jonathan henrique disse:

    Está me ajudando muito.











  • * Campos obrigatórios