Teste de nível de inglês online na Cultura Inglesa CE »« Orgulho e Preconceito completa 200 anos!
23|01|2013

A história do ônibus de Londres!

Quem nunca viu o exótico ônibus vermelho de dois andares? Não é preciso viajar à Inglaterra para encontrá-lo, basta assistir algum filme ambientado em Londres, que o típico transporte londrino vai ter seus segundos de fama. E não é para menos, pois o sistema de transporte público de Londres, além do pioneirismo, é exemplo de qualidade, capacidade e originalidade.

A história do ônibus de Londres - Cultura Inglesa Ce

Para se ter uma ideia, já existia um sistema de transporte público parecido com o de ônibus em Londres antes mesmo da invenção do veículo. Pode parecer bizarro, mas em 1829 o transporte público era realizado por carruagens puxadas a cavalo, que levavam cerca de 24 pessoas. Com o crescente uso do tal transporte, foi inaugurado em 1855 a London General Omnibus Company (LGOC), que regularizou o transporte de carruagens como o ônibus da cidade.

Esse cenário de carruagens começou ter sua queda em 1902, quando a LGOC passou a usar o transporte de ônibus motorizado, e teve seu fim em 1911, quando o sistema de carruagens foi abandonado de vez. Pouco tempo depois, em 1909, a LGOC começou a produzir os próprios veículos e, em 1912, acabou sendo comprada, mudando de nome e tornando-se finalmente a London Passenger Transport Board, ou simplesmente Transporte de Londres.

A história do ônibus de Londres - Cultura Inglesa Ce

Como a Transporte de Londres fabricava e fazia a manutenção dos próprios ônibus, o órgão acabou ganhando grande autonomia, deixando apenas a parte do design dos veículos para outras empresas. E a partir de 1956, começou a fabricação dos Routmasters, o clássico Double Deckers vermelho que se tornou ícone. Sua influência foi tamanha que os modelos seguintes foram todos inspirados pelo seu antecessor de dois andares.

Atualmente, apenas as linhas 9 e 15 (Aldwich e Trafalgar Square), rotas turísticas, contam com modelos do Routmasters. Toda a frota foi renovada, pois o modelo clássico não trazia acessibilidade para deficientes, idosos e crianças de colo. Os novos modelos, porém, continuaram sendo inspirados no Routmaster original e mantiveram um design que parece uma versão futurista de seu antepassado.

A história do ônibus de Londres - Cultura Inglesa Ce

Hoje, as linhas de transporte de Londres cobrem uma área imensa. Além de possuir frotas de ônibus especiais que funcionam quando o metrô para, algumas realizam os mesmos percursos do metrô e algumas frotas são 24h. Com certeza uma simples viagem de ônibus pela capital inglesa acaba sendo um passeio turístico e histórico!

Fique de olho em mais notícias e curiosidades pelo Facebook e Twitter da Cultura Inglesa Ce. Aproveite para visitar o site e fazer o teste de nível online, para saber o seu grau de conhecimento na língua inglesa e achar o curso da Cultura Inglesa Ce mais próximo e sob medida pra você!

Fonte: Mapa de Londres

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (1)

  • MARCOS NASCIMENTO disse:

    Em matéria de design as fabricantes de carrocerias de ônibus da Inglaterra e de qualquer um dos 4 países que compõem o Reino Unido PERDEM E FEIO de qualquer fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil.
    Os ônibus do Reino Unido tem aparência de velhos demais. Sei que a frota é renovada constantemente pelas empresas privadas, porém o problema é o design dos modelos urbanos e rodoviários produzidos pelas fábricas de ônibus do Reino Unido e que alguns deles lembram os velhos ônibus da década de 1970 que eram produzidos no Brasil.











  • * Campos obrigatórios