A Cultura Inglesa te leva para o Beach Park nessas férias! »« Curiosidades do Natal em Nova York!
21|11|2012

Digital Shakespeare: clássicos do autor britânico viram aplicativo

Verdade seja dita que Shakespeare nunca saiu de moda. É um dos mais absolutos clássicos britânicos e um dos autores mais lidos no mundo todo! A novidade é que agora você pode ler as obras do autor em formato digital, disponíveis em aplicativos que misturam vários recursos multimídia para criar uma experiência completamente nova. To download or not to download? ;)

Os aplicativos são parte de uma série chamada Explore Shakespeare e foram lançados pela Cambridge University Press para iPad – é possível que muito em breve eles estejam disponíveis para Android e Windows 8.

Muitas pessoas desistem de ler as peças e poemas de Shakespeare antes mesmo de começar porque acham que são difíceis de entender. Tudo bem que a linguagem meio arcaica atrapalha um pouco, mas os apps dão um jeitinho nisso. Ao longo do texto, os leitores podem consultar glossários, notas, fotos e sinopses. Basta tocar em uma palavra ou frase e é possível ver o significado. Tudo muito prático!

Além disso, os aplicativos incluem performances completas de áudio, feitas por atores famosos como Martin Sheen e Kate Beckinsale. Também é possível entender a disposição dos atores em cena, do modo que Shakespeare havia planejado, entender como o autor entrelaça vários temas no mesmo texto e analisar a obra de forma mais completa.

Os desenvolvedores esperam que o Explore Shakespeare possa ajudar, também, na educação. Afinal, para um aluno de 13 anos, a linguagem muito desatualizada do autor pode ser uma barreira. Com os inúmeros recursos dos apps, espera-se que a nova geração possa abraçar o lado digital ao invés do texto impresso.

Romeu e Julieta e Macbeth já viraram aplicativos, e outros quatro vem por aí: Noite de Reis, Sonho de Uma Noite de Verão, Hamlet e Otelo. Disponíveis para iOS, custam US$ 14 cada.

Então, experimentem e nos contem o que acharam! :D

Fonte: G1.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios