Exposição da Editora Cengage e National Geographic na Cultura Inglesa Fortaleza! »« Exames Cambridge na Cultura Inglesa
11|09|2015

Agatha Christie – 125 anos de mistérios

Nascida no dia 15 de setembro de 1890, Agatha Christie completaria 125 anos em 2015. A Rainha do Crime, título que ganhou devido aos seus livros com histórias policiais e de suspense, teve seus livros traduzidos em mais de 45 línguas e até hoje encanta muitos leitores com seus mistérios.

Escrito no final da Primeira Guerra Mundial, o primeiro livro de Agatha Christie foi “O misterioso caso de Styles”, que apresentou ao mundo o personagem Hercule Poirot, detetive belga que aparece em várias das histórias da escritora. Seus mais de 80 livros já venderam mais de 2 bilhões de exemplares em todo o mundo e mostrou a todos um retrato da aristocracia britânica de sua época, transformando conflitos familiares e da sociedade em histórias envolventes e cheias de suspense.

Agatha publicou ainda seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott e 12 peças de teatro. “A Ratoeira”, a mais célebre obra teatral de Agatha Christie, está em cartaz desde 1952. Ao término da peça, é feito um pedido aos espectadores: eles não devem revelar o assassino àqueles que ainda não viram a apresentação. E mesmo após décadas, o mistério continua.

Mistério é o que não falta na vida da Rainha do Crime! Até hoje, não se sabe o que aconteceu com a escritora nos dez dias em que esteve desaparecida, em dezembro de 1926. Várias hipóteses surgiram até hoje, mas nenhuma é conclusiva. O caso inspirou, inclusive, o episódio The Unicorn and the wasp do seriado britânico Doctor Who.

Recentemente, os herdeiros de Agatha Christie promoveram uma enquete para escolher o melhor livro da autora. O campeão foi “O caso dos dez negrinhos” ou “E não sobrou nenhum”, seguidos por “Assassinato no Expresso do Oriente” e “O assassinato de Roger Ackroyd”.

Em homenagem aos 125 anos de Agatha Christie, um grupo de acadêmicos desenvolveu um algoritmo para prever qual personagem do enredo é o assassino. Segundo os pesquisadores, a localização da história, meios de transporte e a forma da morte da vítima são dicas  importantes para solucionar os mistérios.


Vários livros de Agatha foram adaptados para o cinema e para a televisão. Um ótimo exemplo são os seriados britânicos Agatha Cristie’s Poirot e Agatha Christie’s Marple. A última adaptação para o cinema foi feita em 1995, o que é uma pena, pois ainda há muito material para boas produções!

Curtiu saber mais sobre a Rainha do Crime? Que tal mergulhar em um de seus livros e tentar desvendar assassinatos e roubos?! Confira nossas mídias sociais e continue por dentro das novidades! Acesse nosso: Facebook e nosso Instagram.

Com informações de L&PM Editores, Aventuras na História e Cinemosaico.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios