Dia das Crianças com cinema! »« TKT e ILEC - Exames de Cambridge para Professores e profissionais de Direito
19|10|2012

161º Aniversário de Moby Dick

Ontem foi o 161º aniversário da obra Moby Dick, que tem grande importância para a literatura inglesa e mundial. A obra, que se tornou famosa e é usada em diversas referências até os dias de hoje, conta a história de um homem obstinado por vingança que pretende a todo custo derrotar o mostro que lhe tirou uma perna. Vamos conhecer melhor a história de Ismael e Ahab e sua jornada a bordo do barco baleeiro Pequod.

Moby Dick  foi escrita pelo autor americano Herman Melville. A obra recebe o nome da baleia cachalote de cor branca e enfurecida que tem inúmeras cicatrizes por ataques de baleeiros. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia, em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York, em edição integral.

A obra trata sobre amizade e também sobre obstinação de um homem quando quer vingança e tráz reflexões sobre as consequencias dos atos. O capitão do Pequod – Ahab – perdeu a perna em um confronto com Moby Dick, e agora está obstinado a encontrá-lo e matá-lo. Já Ismael, ou Ishmael, é um veterano do mar e agora busca a pesca de baleias como forma de sustento.

O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador – Ismael – suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e armazenamento de produtos extraídos das baleias.

O curioso é que ao lançamento, a obra não teve boa aceitação, tanto do público quanto da crítica, mas com o passar do tempo, tornou-se uma das mais clássicas obras de língua inglesa, e seu autor tornou-se um dos maiores escritores estadunidenses.

Continue nos acompanhando pelas redes sociais e fique por dentro de mais notícias e novidades da literatura de língua inglesa.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios