British Literature #10 - O Médico e o Monstro »« BEC - Exame de Cambridge para a Área de Negócios
05|11|2012

OMG! Texting, a linguagem dos tempos modernos

Tudo começou quando o torpedo surgiu. Não o torpedo de bomba, mas o torpedo que você conhece como SMSShort Message Service. A possibilidade de mandar mensagens de texto por telefone nos levou a criar um vocabulário diferente para encurtar os textos. E assim nasceu o texting.

Se levarmos ao pé da letra, texting é o simples ato de mandar uma mensagem eletrônica entre dois celulares. Mas evoluiu e se tornou sinônimo de uma linguagem cheia de abreviações e coloquialismos. Como as primeiras SMS tinham um número limitado de caracteres, era preciso aproveitar o espaço e encurtar algumas palavras. Além disso, como no início o teclado era numérico, digitar a palavra inteira dava um trabalhão. Pra economizar “dedo”, a abreviação também veio a calhar.

Devido ao preço baixo, as SMS se popularizaram rapidamente nos Estados Unidos e vários países europeus, e assim várias gírias do texting começaram a surgir. Para citar algumas:

LOL: Laughing out loud
BRB: Be right back
BTW: By the way
OMG: Oh my god
TTYL: Talk to you later
NP: No problem
PRW: Parents are watching
CSL: Can’t stop laughing
TMI: Too much information
TGIF: Thank God it’s Friday
IDC: I don’t care
TLC: Tender loving care
SUP: What’s up
WDYMBT: What do you mean by that?

E mais outras:

Logicamente que essa linguagem traz alguns problemas. Por ser um tipo de comunicação bem informal, ela não é recomendada para você usar em emails de trabalho e, principalmente, em redações oficiais. Pode não parecer, mas a quantidade de palavras em texting nas redações de vestibulares e concursos é enorme!

Além disso, o texting também causa um pequeno distúrbio de comunicação. Muita gente com um pouquinho mais de idade não pegou o surgimento do vocabulário, e muitos não conseguem decifrar os “hieroglifos” atuais. Os conhecidos emoticons entram na categoria de texting, mas são mais fáceis de compreender. :)

O pior lado do texting é o seu uso em situações perigosas, como ao dirigir. Usar o celular na direção já é crime de qualquer forma, mas os perigos de mandar mensagem enquanto se está dirigindo são ainda maiores do que os de falar ao telefone. Além de desviar sua atenção e impossibilitar o uso das duas mãos no volante (como nas ligações), mandar SMS no trânsito tira sua VISÃO do fluxo de carros, tornando-se uma prática extremamente perigosa.

Então vamos usar o texting com noção e com cautela! Nada de usar PQ na prova em vez de “porque”, controle-se para não ficar mandando mensagens para os amigos durante a hora da aula (sim, isso também inclui as redes sociais!) e nem pense em usar o celular se estiver dirigindo! Você terá várias outras oportunidades de mandar mensagens – aquela fofoca pode esperar :)

E fique de olho nas redes da Cultura Inglesa CE para saber mais novidades legais!

Fonte: Wiki e GardenGoAtQuote

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios