British Literature #08 - Grã-Bretanha, terra de quadrinistas »« Dica de filme - The Iron Lady #welovemovies
27|02|2012

A vida pós-intercâmbio: validando seus estudos

Muita gente acha que o intercâmbio acaba quando o avião pousa na sua cidade natal. Não é bem assim. Após os meses de estudo, é preciso validar as cadeiras ou matérias que você estudou, para incluí-las em seu currículo escolar. Então, veja as dicas abaixo, fique esperto e aproveite o seu intercâmbio sem ter dor de cabeça na volta!

validacao-do-intercambio-cultura-inglesa-fortaleza-01

Primeiro: antes mesmo de pensar em intercâmbio, é bom saber logo de uma coisa (#tenso). A maioria das escolas não aceita alunos com notas ruins. Nem os que repetiram nos últimos três anos. Também pedem nível de inglês intermediário ou avançado. Então capriche nos estudos, não perca nenhuma aula na Cultura Inglesa CE e agora vamos voltar ao intercâmbio.

Em sua escola brasileira, se informe sobre qual é a carga horária que ela exige no seu currículo, para que você monte sua grade na escola estrangeira de acordo com os créditos exigidos aqui.

Em relação à grade curricular, o Ministério da Educação (MEC) exige que você curse as seguintes disciplinas: Matemática, Línguas (local), Ciências (Química, Física OU Biologia), Estudos Sociais (História OU Geografia) e Educação Física. Você também pode escolher disciplinas eletivas, como teatro, dança, música, história da arte ou uma matéria mais voltada para o ensino técnico, como mecânica.

validacao-do-intercambio-cultura-inglesa-fortaleza-03

Pouco antes de suas aulas acabarem, você deve solicitar a emissão de um histórico escolar, com as matérias cursadas, carga horária e avaliação final. Depois, envie o documento para o consulado brasileiro no país, para que seus estudos sejam validados (você terá que pagar uma taxa aqui, referente ao envio dos documentos para o Brasil). Coloque o seu endereço do Brasil no remetente, tire cópia de tudo, certifique-se que o consulado recebeu sua documentação e aguarde. Quando o material chegar em sua casa, envie a um tradutor juramentado e, depois de sua avaliação, encaminhe tudo para sua escola.

Se você concluiu o ensino médio no exterior, o procedimento é o mesmo, você só deve acrescentar um item na lista: solicitar à sua escola estrangeira um certificado de conclusão do ensino médio. Quando seus documentos chegarem no Brasil, depois de passarem pelo consulado, encaminhe-os à Diretoria de Ensino mais próxima. Se você tiver cumprido todas as exigências do MEC, é a Diretoria que vai validar seu currículo para atestar que você concluiu o ensino médio.

Parece complicado, mas o processo é simples. É só seguir os passos que dá tudo certo! Preparar-se bem antes de sair pro intercâmbio é a melhor maneira de aproveitar bastante a sua viagem e não ter complicações na volta.

validacao-do-intercambio-cultura-inglesa-fortaleza-04

Caso seu intercâmbio não saia nesse semestre, aproveite para dar um gás nas aulas de inglês e viajar com o idioma na ponta da língua! A Cultura Inglesa Fortaleza está de portas abertas para recebê-lo! Até as aulas!

Cultura Inglesa CE nas redes: Twitter | Facebook | Formspring | Youtube

Fonte: Último Segundo IG
Fotos: Google Imagens

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (2)

  • Nicole disse:

    Olá, gostei do seu post.. mas tenho uma duvida, é necessario ter notas em todas as matérias? ou tem como validar o ano no exterior apenas com a frequencia escolar?

    • editor disse:

      Oi, Nicole! Cada escola tem seus métodos de validação, mas a maioria exige frequência e nota. Antes de voltar, lembre-se de se certificar com a diretoria da sua escola para saber todos os requisitos necessários, assim não haverá risco de ficar faltando alguma coisa em seu currículo acadêmico. Abraços! :)











  • * Campos obrigatórios