A 30ª edição das Olimpíadas começa hoje! »« #Coolimages #09 - Doodles Olímpicos #london2012
01|08|2012

A importância do inglês no programa Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa elaborado pelo Governo Federal que busca incentivar a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileira. Muitos universitários estão se inscrevendo para participar da seleção que levará os candidatos para intercâmbios em diversos países, como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Ciência Sem Fronteiras

Para conseguir uma das 75 mil bolsas que o projeto pretende disponibilizar em 04 anos, é necessário preencher alguns requisitos básicos, e um deles é o nível de inglês, atestado pelo exame internacional IELTS (International English Language Testing System).

Mesmo países que não têm o inglês como sua língua principal, como a Holanda, a Bélgica e a China, exigem o domínio do idioma para a aceitação do aluno, já que muitos dos cursos são ministrados em inglês. Infelizmente, boa parte dos melhores candidatos às bolsas não conseguem atingir o nível mínimo de inglês exigido, cenário que fez com que o governo tomasse medidas para ajudar os alunos, como testes de nível e cursos de reforço.

ciencia-sem-fronteiras-ingles-ielts-cultura-inglesa-ce-02O IELTS é um exame solicitado pela maioria das universidades do Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. É aberto para pessoas com diferentes níveis de proficiência em inglês e o resultado mostra o nível do candidato com notas de 1 (não-usuário) a 9 (usuário expert).

Em Fortaleza, somente a Cultura Inglesa CE tem a licença para a aplicação deste exame, devido ao seu convênio com a Universidade de Cambridge ESOL. Os testes podem ser realizados durante todo o ano e as inscrições são feitas nas filiais da Cultura Inglesa.

A partir do dia 06 de agosto, o programa Ciência sem Fronteiras irá abrir mais vagas para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado em sete países: Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Holanda e Reino Unido. As inscrições vão até o dia 14 de setembro, às 18h.

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação, ter nacionalidade brasileira, ter concluído de 20% a 90% do currículo, ter bom desempenho acadêmico e ter o teste de proficiência exigido por cada instituição. Os valores das bolsas variam de acordo com o país escolhido pelo aluno.

Empolgados para estudar fora? Nós também! O André, a Bianca e o André Luiz, que você vê na foto abaixo, são os primeiros estudantes de Fortaleza a entrar no programa com destino ao Reino Unido! Eles fizeram um curso intensivo com a nossa professora Tânia para se qualificar para o IELTS. A experiência deu certo, os três atingiram a nota exigida e já estão de malas prontas para aperfeiçoar seus estudos em Engenharia Ambiental na Inglaterra!

ciencia-sem-fronteiras-ingles-ielts-cultura-inglesa-ce-05

O intercâmbio é uma experiência de vida altamente enriquecedora, que coloca você no centro de diferentes culturas, melhora a sua desenvolvura linguística e abre várias portas em sua vida profissional. Aproveite este excelente projeto e viaje!

ciencia-sem-fronteiras-ingles-ielts-cultura-inglesa-ce-06

Se você quiser mais informações sobre o IELTS e aulas preparatórias para o exame, é só entrar em contato conosco em qualquer uma de nossas sedes ou via redes sociais:

» Cultura Meireles: Rua Pereira Valente, 1203. Tel: (85) 3033-8700
» Cultura Via Sul: Av. Conselheiro Gomes de Freitas, 3300. Tel: (85) 3031-8200
» Cultura Fátima: Rua Conselheiro Tristão, 1479. Tel: (85) 3254.7944
» Facebook da Cultura Inglesa CE
» Twitter da Cultura da Cultura Inglesa CE

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (2)











* Campos obrigatórios