Jogos sobre as Olimpíadas 2012 »« Concurso Cultural Semana Nerd na Cultura Inglesa
18|05|2012

Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra: entenda as diferenças!

Ao ouvir falar em Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra, muita gente se pergunta: há alguma diferença entre eles? É muito comum que sejam utilizados como sinônimos, mas, para surpresa de muitos, não são. Entenda o motivo no post de hoje!
 
diferencas-reino-unido-gra-bretanha-inglaterra-cultura-inglesa-ce-01
 

Com uma área total de 244.820 km², o Reino Unido é formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Desde 1927, o nome completo adotado é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, em inglês The United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland.
 
A Grã-Bretanha engloba três dos quatro países que constituem o Reino Unido: a Inglaterra, a Escócia e Gales. A teoria matemática de conjuntos (calma, é matemática, mas é simples!) pode ajudar: a Inglaterra é apenas um dos países que compõem a Grã-Bretanha, que, por sua vez, junto com a Irlanda do Norte, compõe o Reino Unido.
 
diferencas-reino-unido-gra-bretanha-inglaterra-cultura-inglesa-ce-02
 
Cada um dos quatro países do Reino Unido (United Kingdom) têm divisões administrativas próprias, mas todos adotam a Libra Esterlina como moeda e falam o inglês. É uma monarquia constitucional e uma democracia representativa: os três elementos que constituem o parlamento são a Rainha, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns eleita. O Reino Unido é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
 
A Grã-Bretanha (Great Britain) forma uma grande ilha, com a soma do território dos três países que a compõem resultando quase 230 mil km² de área, perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. É constituída por uma sociedade de muitas fés, que procura incentivar a tolerância e a aceitação religiosa. Todavia, o cristianismo praticado pela Igreja Anglicana é a religião oficial.
 
A história da Inglaterra (England) se confunde, em muitos aspectos, com a do próprio Reino Unido, sendo Londres (temos um post especial sobre a cidade aqui) a capital de ambas. É lá que está situado o Castelo de Windsor,  o maior castelo do mundo ainda habitado por nobres, além do Palácio de Westminster, do Big Ben e da Tower Bridge, algumas das principais atrações turísticas de todo o Reino Unido . Além disso, a Inglaterra é o berço de  vários escritores famosos, como sempre vemos na nossa seção British Literature, a exemplo de Charles Dickens e JK Rowling.
 
Londres
 
A Escócia possui em seu território diversos castelos, tem um inverno rigoroso e é o berço do famoso scotch whisky. O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século 5. Foi no ano de 1707 que a Escócia se uniu à Inglaterra para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha.
 
Edimburgo
 
Gales (Wales, em inglês) está no sudoeste da Grã-Bretanha. Algumas vezes é chamado de principado, já que o herdeiro do trono britânico é o príncipe de Gales. Apesar de, em português, ser frequentemente nomeado por País de Gales, não se trata de um país independente. Apenas em 1999, Gales ganhou uma Assembléia Nacional, permitindo alguma autonomia para a região, apesar de continuar subordinada à Londres, que é o centro administrativo do governo.
 
Cardiff
 
A Irlanda do Norte (Northern Ireland) é também chamada de Ulster, já que, historicamente, a ilha da Irlanda era dividida em quatro províncias, sendo esta a situada mais ao norte. Desde 1920, Ulster foi oficialmente separada do restante da Irlanda, que se tornou independente do Reino Unido.  A capital Belfast é a cidade onde o Titanic foi construído.
 
Belfast
 
Não podemos esquecer as Ilhas do Canal, arquipélago localizado na entrada do Golfo de Saint-Malo, no Canal da Mancha. São elas: Jersey, Guernsey, Alderney, Sark, pequenas ilhotas e recifes de corais. Trata-se de uma dependência da coroa britânica, remanescentes do Ducado da Normandia da época medieval, mas não fazem parte do Reino Unido. São administradas de acordo com leis e costumes locais, entretanto a defesa do arquipélago é de responsabilidade do Reino Unido.  As Ilhas do Canal possuem belas praias e muitas ruínas históricas. Foram as únicas partes do solo britânico ocupadas pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.
 
ilhas do canal
 
Aquela bandeira vermelho, azul e branca representa o Reino Unido e é uma junção das bandeiras dos três países que o compõem. Olha só que bacana:
 
diferencas-reino-unido-gra-bretanha-inglaterra-cultura-inglesa-ce-03
 
Enfim, parece difícil, mas conhecendo melhor a história da região, as diferenças ficam mais claras. Para saber mais sobre esse  e outros temas interessantes, fiquem atentos nas redes da Cultura Inglesa e receba diariamente mais notícias e curiosidades: Twitter | Facebook | Formspring | Youtube.
 
Fontes: Guia Geográfico do Reino Unido, Mundo Estranho, União Europeia e Visit Britain.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (2)

  • ricardo disse:

    conhecer…

  • Não fazia ideia que era assim que funcionava. Muito legal esse post. Aprendi uma coisa nova hoje <3











  • * Campos obrigatórios