Novo blog da Cultura Inglesa CE! »« 27 anos de Super Mario!
04|09|2012

Países que têm o inglês como segunda língua

Sempre falamos aqui no blog sobre a cultura inglesa e sobre a língua inglesa, frequentemente nos referindo aos países ícones do idioma: Reino Unido e Estados Unidos. O inglês, porém, atravessa várias barreiras geográficas e é uma língua nativa de muitos países, além de ser o segundo idioma oficial de vários outros. Vamos saber quais são eles no post de hoje!

Vamos fazer umas contas. Doze países têm o inglês como língua nativa. São eles: Austrália, Bahamas, Estados Unidos (Porto Rico também), Granada, Guiana, Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e Gales), Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia e Trinidad.

Onze países possuem o inglês como língua oficial, mas não nativa: Botsuana, Fiji, Gâmbia, Gana, Libéria, Maurício, Nigéria, Rodésia, Serra Leoa, Uganda e Zâmbia.

Continuando a conta, ainda temos 14 países que falam inglês, mas como segundo idioma oficial: Camarões, Índia, Lesoto, Malui, Malta, Mamibia, Nauru, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental.

paises-que-falam-ingles-no-mundo-cultura-inglesa-02

Para acabar com a contabilidade, vamos citar só mais 5 países onde o inglês não é considerado língua oficial, mas possui uma certa importância no contexto do local: Quênia, Malásia, Paquistão, Sri Lanka e Sudão.

Se analisarmos os países citados acima, poderemos ver que a maioria deles foi anteriormente uma colônia inglesa (tirando a Etiópia e a própria Inglaterra, claro). Alguns deles ainda têm alguma ligação política ou econômica com órgãos e empresas inglesas, o que contribui ainda mais para a perpetuação da língua. É o chamado Mundo Anglo-Saxônico, composto por todas essas nações que partilham características históricas, políticas e culturais enraizadas ou atribuídas à influência do Reino Unido.

paises-que-falam-ingles-no-mundo-cultura-inglesa-03Mais de 700 milhões de pessoas no mundo todo falam inglês como idioma oficial ou segunda língua. Dos países que não estão na lista lá de cima, uma média de 10% da população de cada um sabe falar inglês.

Ufa! O mundo realmente fala inglês, não? O idioma ultrapassou os limites geográficos de seu país de origem e ganhou outros territórios. Esse é um dos principais motivos para aprender inglês. É uma língua que está presente em jornais, trabalhos científicos e profissões do mundo todo, que você utiliza para fazer turismo, conseguir um intercâmbio ou para ser promovido na empresa.

Inspire-se com esses dados e coloque os planos de estudar inglês em prática! Visite nosso site e conheça nossos cursos! Venha aprender com quem é especialista no assunto ;)

Para mais notícias sobre a língua e a cultura inglesa, siga nossas redes e até o próximo post!

Fonte: Megacontador e SASEnglish

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Twitter | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (2)

  • Gisele disse:

    Interessante o post. Parabéns! Realmente, temos ótimo motivos para aprender o inglês!











  • * Campos obrigatórios