Dicas para quem vai viajar a Londres pela primeira vez »« Exames de Cambridge: ILEC e a sua importância para o mercado.
07|10|2014

Curiosidades sobre o Rio Tâmisa

Você sabia que o Rio Tâmisa – ou River Thames em inglês – é o maior rio da Inglaterra e o segundo maior do Reino Unido? Além disso, ele é o rio mais limpo do mundo ao cruzar uma grande metrópole. No post de hoje, vamos descobrir algumas histórias e curiosidades que beiram a sua margem, vamos lá?

O rio corre por cerca de 346km ao sul da Inglaterra, passando por importantes cidades como Oxford, Reading, Windsor, Kingston upon Thames e, óbvio, Londres! Ele é tão importante que influenciou diretamente o desenvolvimento do país por anos e, até hoje, a região do Vale do Tâmisa é a mais desenvolvida do Reino Unido, com muitas indústrias e plantações em suas margens.

Os britânicos sabem do valor e da importância da preservação do rio para o desenvolvimento das cidades e para o equilíbrio da natureza. Por isso, no ano de 1960, foi sancionada uma lei que proibiu que qualquer tipo de esgoto fosse despejado no rio. Atualmente, mais de 50% dos detritos de Londres são transformados em fertilizantes e utilizados na agricultura.

Toda a sua extensão é cortada por cerca de 100 pontes, sendo 12 delas localizadas apenas na cidade de Londres, o que deixa a paisagem ainda mais charmosa e romântica. As pontes mais conhecidas e famosas são a Tower Bridge e a London Bridge.

O rio, além de ser um atrativo por si só para visitas de turistas de todo o mundo, também possui lindas paisagens e atrações ao seu redor, como o tradicional palácio de Hampton Court, que foi construído em 1540 e fica bem às suas margens, a apenas 30 minutos da capital.

O famoso Sea Life, o aquário de Londres e um dos maiores da Europa, também fica às margens do Tâmisa, onde é possível ver várias espécies marinhas, além de tomar o tradicional chá das cinco no jardim enquanto alimenta os cisnes do rio.

Outra curiosidade que atrai diversos turistas para o local é a permanente exposição da Cutty Sark, a última caravela de transporte de chás da frota inglesa. Para os amantes da história, é um passeio imperdível.

Gostou das curiosidades? Para outras dicas e informações sobre a Inglaterra, o Rio Unido e tudo mais que faz parte da terra da Rainha, não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Um abraço e até a próxima história!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios