London Eye - 15 anos de história »« Conheça o Cloisters, um museu diferente em New York!
16|03|2015

Carta Magna britânica completa 800 anos

A Carta Magna, documento assinado pelo rei John da Inglaterra, marcou a Idade Média por ser um símbolo de liberdade e justiça para todos. Neste ano, o documento completa 800 anos de história e seus originais estão sendo exibidos em uma exposição especial na British Library. Saiba mais sobre a Carta Magna no post de hoje!

Apesar dos 8 séculos de existência, ainda há 4 cópias originais da Carta Magna. Duas delas estão na Inglaterra e fazem parte da maior exposição já feita na história sobre o documento.

O tratado foi idealizado pela nobreza do século XIII, que era tiranizada pelo rei John, considerado um dos piores monarcas da Inglaterra – cobrava impostos para financiar guerras e chegou, inclusive, a matar o próprio sobrinho. John se considerava acima das leis e não valorizava a nobreza, donos de terras, que decidiram reagir aos altos impostos e invadiram Londres, forçando o rei a negociar.

O resultado foi a elaboração da Carta Magna, assinada por John em 15 de junho de 1215, às margens do Tâmisa. Seu conteúdo atestava que nenhum homem está acima da lei – todos os homens livres merecem justiça e um julgamento imparcial. Este documento serviu de base para a formação da monarquia constitucional britânica, para a Declaração de Independência dos Estados Unidos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, diversas constituições em vários países e também inspirou causas civis como a luta pelo direito das mulheres.

Curiosidade: durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra cogitou doar uma das cópias originais para os Estados Unidos, em troca de sua participação no conflito. A ideia não foi pra frente, no entanto, porque o governo britânico viu que não tinha a posse oficial dos documentos, que pertenciam, na verdade à Lincoln Cathedral e à Salisbury Cathedral.

A Exposição Magna Carta 800th demorou 4 anos para ficar pronta e está aberta para visitação na British Library para a comemoração dos 800 anos de democracia. Para empolgar os jovens a participar, a British Library lançou o projeto Magna Carta Digital Rights, convidando as pessoas a escreverem a Carta Magna do século XXI, com os direitos, deveres e responsabilidades de cada um no mundo digital.

Quer participar? É só visitar o site oficial: http://magnacarta800th.com/. Faça parte da releitura deste símbolo de liberdade! :)

Fonte: Globo News e G1.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios