Tudo sobre o Quarteto Fantástico! »« 10 Downing Street - Endereço do Primeiro-Ministro britânico
11|08|2015

A história da Libra Esterlina, moeda oficial da Inglaterra

A Libra Esterlina, a moeda oficial da Inglaterra, está presente na economia desde o ano 928. No post de hoje, vamos saber mais sobre a história da moeda inglesa!

O Rei Athelstan, primeiro Rei da Inglaterra, foi quem instituiu a libra como moeda oficial do país e passou a produzi-la com verba da coroa. A libra, que se chama British Pound (símbolo: £) é a moeda mais antiga do mundo em circulação.

No começo, as libras eram moedas de prata e possuíam o mesmo valor do material. Na época, eram chamadas de Sterlings. A maioria dos feudos anglo-saxões aceitava a moeda sem maiores problemas, assim como boa parte da Europa. Seu valor só mudou no século 17, quando Sir Isaac Newton, o primeiro presidente da casa da moeda Britânica, reformou o sistema.

Só em 1694 apareceram as primeiras notas, quando o Rei William III recolheu todo o ouro disponível no país para financiar a guerra contra a França. Para recapitalizar os donos, o rei distribuiu notas promissórias que substituíam o ouro.

Em 1971, o sistema decimal foi introduzido na economia. Assim, cada Libra Esterlina foi dividida em 100 Pence (pence é o plural de penny, que é equivalente a um centavo). Atualmente, são 8 moedas em circulação e 4 notas. A moeda de 5 libras, a maior da figura abaixo, é comemorativa e não está em circulação.

Curiosidades sobre a Libra Esterlina: Winston Churchill foi a primeira pessoa fora da realeza a aparecer em uma moeda; Adam Smith foi o primeiro escocês a estampar uma nota; todas as moedas juntas formam o brasão inglês, presente por completo na moeda de uma libra.

Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de mais dicas sobre a cultura inglesa!

Fonte: Molho Inglês.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios