A história da Libra Esterlina, moeda oficial da Inglaterra »« Saiba tudo sobre o Stonehenge!
17|08|2015

10 Downing Street – Endereço do Primeiro-Ministro britânico

O número 10 da Downing Street, em Londres, é um dos endereços mais famosos do Reino Unido, por ser a residência oficial do Primeiro-Ministro. Saiba algumas curiosidades sobre o local no post de hoje!

A história famosa deste endereço começou em 1732, quando o rei George II ofereceu o prédio, formado por três casas separadas, para Sir Robert Walpole, Primeiro-Ministro da época. Walpole aceitou a oferta com a condição de que a casa fosse doada para o cargo, não para ele, e assim a propriedade é passada para cada novo Primeiro-Ministro, assim como a Casa Branca, nos Estados Unidos. Atualmente, é a morada de David Cameron, que também ocupa o cargo de Primeiro Lorde do Tesouro.

Em seu interior, o Número 10 tem quase 100 cômodos, distribuídos em uma área de 2000m². Os ambientes são usados para conferências, recepções, jantares e outros compromissos do Primeiro-Ministro e seus assessores com líderes de estado de várias nações.

O esquema de segurança do prédio é intenso, especialmente depois do atentado contra o Número 10 em 1991, pelo IRA. A porta preta da entrada, principal símbolo do endereço, não abre por fora e, para carregá-la, são necessários 8 homens. Há guardas disponíveis 24h por dia para monitorar a entrada e saída das pessoas no local.

Se você quiser dar uma olhadinha na porta hoje, tem que ser de longe. As duas esquinas da rua foram fechadas com portões, que são vigiados dia e noite. Visitas internas não são possíveis, mas você pode fazer um tour virtual no site oficial do Number 10.

Curiosidade: o cargo oficial mais engraçado da 10 Downing Street é o de Chiefe Mousier, atualmente nas patas de Larry, um gatinho resgatado de um abrigo de animais. Sua função é caçar os ratos da casa.

Siga nossas redes para acompanhar mais curiosidades e novidades sobre o Reino Unido e a cultura inglesa!

Fontes: Molho Inglês, Mapa de Londres e Wikipedia.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios