#Curiosidades Países que falam a língua inglesa! »« Londres nas músicas: London Calling e o punk rock do The Clash
16|07|2013

Conheça a Universidade de Cambridge!

A Universidade de Cambridge, ou, University of Cambridge, é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Reino Unido e uma das mais prestigiadas do mundo. Contam-se algumas histórias de que a Universidade foi fundada a partir de um grupo de ex-alunos que foram expulsos da Universidade de Oxford. Por serem de famílias importantes, seus pais convenceram um grupo de monges a oferecer-lhes formação acadêmica. Boatos a parte, a instituição foi fundada em 1209. Porém, apenas no ano de 1231, o soberano Henry III concedeu-lhe o monopólio da educação. Veja outras curiosidades sobre a Universidade de Cambridge em nosso post de hoje!

Conheça a Universidade de Cambridge!

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga universidade ainda em funcionamento do Reino Unido, perdendo apenas para a Universidade de Oxford, que foi fundada em 1096. Essas duas instituições, muitas vezes, são referidas como “Oxbridge”, por conta de uma longa história de rivalidade entre ambas, que aspiram pelo reconhecimento de melhor universidade do Reino Unido. As duas rivais produziram uma grande proporção dos mais renomados cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental. Vamos ver quem já passou por Cambridge?

Dentre todas as universidades do mundo, Cambridge é a que mais detém ex-alunos ganhadores do Prêmio Nobel, 82 no total. Um dos maiores nomes da história da Física, Isaac Newton, possui um diploma de Cambridge, assim com outros importantes físicos, como James Clerk, John Joseph Thomson e Ernest Rutherford. O naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes e o filósofo e matemático Bertrand Russell também foram alunos de Cambridge.

A Universidade de Cambridge sempre seguiu um caminho pioneiro e revolucionário. No ano de 1869, deu um passo inédito para a época e passou a admitir o ingresso de alunas (mulheres) na comunidade acadêmica. A instituição também é considerada um dos mais tradicionais centros científicos do mundo, principalmente na área da informática. Outra curiosidade é a sua incrível arquitetura. Seu interior é considerado um dos principais símbolos históricos da arquitetura inglesa. O edifício mais famoso é a capela, a King´s College Chapel, de estilo gótico.

Conheça a Universidade de Cambridge!É a Universidade de Cambridge, através do departamento Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages) a responsável pela criação, aplicação e avaliação dos Exames Internacionais, que você pode fazer aqui na Cultura Inglesa CE. Esses exames são reconhecidos em todo o mundo como comprovação do domínio da língua inglesa, e são aplicados em todos os níveis de aprendizado, do iniciante ao proficiente! O certificado de Cambridge é um dos mais valorizado em todo o mundo!

Confira mais detalhes sobre esses exames nesse outro post super explicativo aqui do blog: Conheça os Exames Internacionais de Cambridge! Estamos te esperando!

Fontes: [1] [2]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios