British Literature #12: Alice in Wonderland »« Dia da fotografia - Londres em fotos!
16|08|2013

Sorry! Porque os ingleses se desculpam tanto?

Está planejando a sua tão sonhada viagem à Inglaterra? Antes de conhecer um local novo, é muito importante saber um pouco da sua cultura e de seus costumes. Com certeza, a experiência da viagem será muito mais enriquecedora. No post de hoje, vamos aprender a importância de uma palavrinha simples e mágica para os nossos amigos ingleses: Sorry!

sorry porque os ingleses se desculpam tanto

Para a nossa cultura, o gesto de apertar as mãos em cumprimento é utilizado apenas em situações formais de trabalho ou algo parecido. Imagina você encontrar o seu melhor amigo depois de uma semana de viagem e não dar aquele abraço apertado? Pois é, na cultura inglesa, mesmo nas situações mais informais do dia a dia, o contato físico é limitado apenas a um aperto de mão. Só. Formal, porém educado, sem perder o sentimento de carinho.

Agora, imagina um inglês, ao andar na rua, ser esbarrado por alguém? Super incômodo, né? Por isso, nessa situação, a palavra automática a se dizer é: Sorry! Os ingleses adoram essa palavrinha, que tem um sentido poderoso de respeito e educação. Mesmo que não tenham sido os causadores do encontro inesperado, eles se desculpam. Mas o que isso significa? Eles estão querendo dizer algo parecido com: “eu tenho o hábito de andar na rua sem esbarrar em outras pessoas, sugiro que você faça o mesmo”.

Isso acontece especialmente com os estrangeiros. Mas porque será? A explicação é bem simples. Não quer dizer que você, turista, é mal educado. É que, como os britânicos dirigem “do lado errado” da rua, consequentemente, eles desviam na direção oposta, dando de cara com um turista menos habituado.

sorry porque os ingleses se desculpam tanto

Segundo uma pesquisa feita pelo Jornal The Telegraph, três entre quatro britânicos pedem desculpas quando esbarram em alguém na rua. Essa pesquisa também analisou o comportamento dos estrangeiros, e os islandeses ficaram em primeiro lugar no quesito esbarrar em alguém e não pedir desculpas. Depois, ficaram os italianos e os espanhóis.

Portanto, mesmo em situações onde o contato físico parece ser inevitável, como andar no transporte público, os ingleses o evitam ao máximo. Desse modo, pedir desculpas é um ponto central na cultura inglesa e você não pode deixar de aprender essa lição!

Continue acompanhando o nosso blog para outras informações e curiosidades sobre a Inglaterra e a língua inglesa. Também estamos presentes nas redes sociais e vai ser um prazer poder interagir com você também por lá.

Fonte: [1] [2]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios