It's time for Christmas: os eventos de natal em Cambridge! »« As músicas natalinas mais típicas em inglês
13|12|2013

Saiba um pouco mais sobre a metodologia de ensino do inglês.

Ensinar inglês não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, comprometimento e domínio do conteúdo. Pensando nisso, hoje iremos falar um pouco sobre as metodologias de ensino que são bastante tradicionais e empregadas em escolas regulares ou de idiomas.

O ensino de inglês já passou por várias metodologias: tradicional, direta, audiolingual e sociointeracionista. Vamos conhecer cada uma das abordagens teóricas e conferir qual o professor costuma trabalhar com sua turma.

» Tradicional: é a metodologia mais antiga, usada para ensinar grego e latim. Seu ensino é feito por uma gramática normativa e com incentivo à tradução literal. Aborda o significado das palavras ou de todo o corpo textual, trabalhando a memorização das regras gramaticais e do vocabulário.

» Direta: em contraposição com a fase anterior, esta metodologia afirmava que o aprendizado era obtido através do contato direto com a língua e com a exclusão do idioma materno como ponto de apoio ou comparação.

» Audiolingual: também chamado de áudio-oral, surgiu no período da Segunda Guerra Mundial. Trazida para a sala de aula, esta metodologia dá enfoque na audição e fala, ou seja, no ouvir e falar (depois da leitura e escrita).

» Sociointeracionista: considerada como a mais atual, é defendida pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino de língua estrangeira. Esta metodologia visa desenvolver a competência linguística através da comunicação, da relação construída por meio do convívio e troca de experiências.

A Cultura Inglesa tem tradição no ensino do inglês de forma bastante didática e com um ótimo material de apoio. Além disso, os alunos podem experienciar situações práticas e treinar o seu inglês nas Stations, com artes, culinária, cinema e muito mais!

Você, professor, qual método você costuma utilizar em sala de aula? Seja qual for sua resposta, o mais importante é que a turma esteja progredindo e melhorando o nível de aprendizado. Curiosidades como essa você vai sempre conferir aqui no blog. Continue acompanhando e siga a Cultura Inglesa – CE nas redes sociais.

Fonte [1]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios