Fale inglês sem medo! »« O Grande Gatsby chega aos cinemas!
04|06|2013

Manual de sobrevivência para intercâmbio

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade incrível para qualquer um, mas embarcar para outro país, com um idioma diferente e encarar a vida sozinho, pode ser assustador e reservar surpresas desagradáveis. Por isso, é bom sempre pesquisar e dar uma lida sobre os costumes e cultura da região que você vai morar e entender as peculiaridades para não passar constrangimentos.

Para evitar dores de cabeça, literalmente, prepare uma mini-farmácia consigo antes de viajar. Comprar medicamentos é uma coisa séria, e em alguns países pode ser inviável por conta da possibilidade de se enganar com o idioma. Por isso é importante levar os medicamentos que você costuma usar para evitar problemas mais sérios.

Se for ficar hospedado em dormitórios, é importante conhecer as regras do lugar e do bairro ou campus. Algumas vezes esses lugares definem ‘horas do silêncio’ e até ‘toque de recolher’. É importante lembrar que nos dormitórios vivem várias outras pessoas, e por isso é necessário sempre saber respeitar o espaço e o conforto de cada um.

Morar em casas de famílias pode ser uma caixa de surpresas. Para não cair em armadilhas e não se arrepender depois, tente pesquisar o máximo possível sobre a família e buscar conhecer outros estudantes que tenham morado por lá. Estando hospedado, procure manter diálogo com os moradores da casa. Essas famílias tem experiência em abrigar estudantes e costumam ser acolhedoras, além de ajudar tanto no aprendizado do idioma quanto em dicas sobre atalhos e lugares para ir.

Uma dica que pode não ser muito agradável no começo é evitar sair com brasileiros. Tudo bem que ter momentos em que você pode falar em português pode dar uma aliviada, mas é bem mais proveitoso se aventurar a conhecer e sair com gente nova que não fale sua língua. A troca de experiências e o aprendizado vão ser bem maiores.

Aproveite também para visitar os mais diversos lugares e se aventurar em locais desconhecidos. Não se limite a conhecer os pontos turísticos, procure conhecer também aqueles lugares que só os nativos conhecem, como alguns barzinhos underground, passeios ou trilhas. E se tiver um tempo extra, tente se aventurar e sair sem rumo, observando a paisagem e descobrindo novos caminhos! :)

Procure sair sempre com uma roupa extra. Se você ficar em uma região fria, mas estiver quente quando sair de casa, leve um casaco a tiracolo. Nesses locais o clima costuma mudar repentinamente, e passar muito tempo sem proteção no frio não é agradável, e nem saudável.

Mas o mais importante é não desperdiçar um dia sequer da viagem. Mesmo quando não for possível sair de casa, busque fazer algo novo ou diferente. Não deixe que a preguiça ou o medo lhe tirem o precioso tempo do intercâmbio. Não tenha medo de falar, mesmo que você ainda não domine completamente a língua, e não tenha medo de experimentar! A essência do intercâmbio vem da troca de conhecimentos, contatos e sensações. Mas é importante se prevenir para evitar momentos desagradáveis ou acabar perdendo tempo resolvendo problemas que poderiam ser evitados. Torne sua experiência inesquecível! :D

Até o próximo post! Acompanhe sempre o blog da Cultura Inglesa CE para mais dicas sobre inglês e intercâmbios!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios