Saiba mais sobre Manchester »« 3 séries britânicas que você precisa conhecer
05|02|2016

Como organizar os estudos no dia a dia

A maioria dos alunos diz não ter tempo suficiente ou não ter disciplina para seguir um cronograma muito pesado. Outros, ainda, dizem esquecer boa parte do que estudaram pouco tempo depois de ter feito a leitura do material proposto.

O que muitos não sabem, porém, é que o aprendizado não depende somente do tempo que gastamos estudando algo, mas sim da forma como o organizamos.



ORGANIZANDO SUA AGENDA DE ESTUDOS

Em primeiro lugar, você deve ter uma agenda ou calendário grande em que possa organizar todos os seus horários disponíveis para estudar. O importante é que você NUNCA deixe para estudar na última hora, pois isso costuma causar um estado de nervosismo que o faz esquecer até mesmo daquele pouco que já sabia.

Normalmente, sabemos sobre uma prova ou avaliação bastante tempo antes da data, não é? Então, basta olhar para esse tempo e espaçar, organizar na sua agenda horários curtos de estudo, que se repetem ao longo desse período.

O raciocínio é simples: você aprende muito melhor estudando 40 minutos por dia, durante 10 dias, do que estudando quase 7 horas (400 minutos) num único dia.

Com essa divisão o seu cérebro retém mais informação gastando menos energia, facilitando a formação da memória de longo prazo a respeito da matéria estudada — a galinha dos ovos de ouro de qualquer estudante.

Algo importante de destacar, no entanto, é que você deve evitar sessões de estudo menores que 30 minutos, pois assim não se dá tempo suficiente para o cérebro focar-se naquela atividade a ponto de criar um entendimento sólido sobre o tema de estudo — não sei dizer se isso tem alguma explicação científica, mas é algo que percebi ao longo desses anos.

Outra coisa importante: defina o total de tempo que você precisa estudar para aquela prova específica antes de começar a estudar. Assim você pode organizar esse tempo através da técnica do espaçamento com mais consciência a respeito de suas necessidades.

E como saber quanto tempo você precisa? É uma questão bem individual, mas algo possível de considerar é o tipo de teste que vai lhe cobrar aquele conhecimento.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios