Saiba mais sobre Liverpool – a cidade dos Beatles »« Matrículas abertas para 2015 e Exames de Cambridge na Cultura Inglesa CE!
21|01|2015

Cidadania Europeia: será que você tem direito?

Muitas pessoas sonham em estudar ou trabalhar em países da Europa. Seja para ganhar fluência em outro idioma, ou mesmo para adquirir experiência na sua área de atuação, essa viagem é enriquecedora. Mas algumas pessoas têm direito à cidadania europeia e nem sabe! Veja nesse post se você é uma delas e conheça os seus direitos.

A maioria dos países europeus concede a cidadania por descendência, ou seja, se você possui pais ou avós da mesma naturalidade. Apenas algumas pequenas regrinhas variam de local para local. Vamos ver, logo abaixo, como é em alguns países:

» Alemanha

Se você é filho de pai ou mãe alemã pode requerer a cidadania. Porém, fique atento a algumas regras:

- Se você nasceu até o dia 30/06/1993 o seu pai precisaria estar casado com a sua mãe na data do seu nascimento. Se você nasceu depois, basta ter o reconhecimento do pai alemão. Se a sua mãe for alemã, você terá o reconhecimento se nasceu depois do dia 01/01/1975 e se a sua mãe for filha de pai alemão.

» Áustria

Para ter essa cidadania, você precisa ser neto de austríacos – e eles precisam estar casados. Com os pais é a mesma condição, mas eles não precisam estar casados atualmente.

» Bélgica

Se você é filho de pai ou mãe belga já pode requerer a cidadania. Para o caso dos avôs, é preciso que os pais tenham requerido a cidadania até os cinco anos de idade.

» Bulgária

Se os seus pais são búlgaros, você pode requerer a cidadania. Porém, diferente dos outros países, neste você precisa abdicar da sua nacionalidade brasileira.

» Dinamarca

Se você nasceu depois de 01/01/1979 e a sua mãe for dinamarquesa, é possível requerer a cidadania. Se o seu pai for deste país, é necessário que ele esteja casado com a sua mãe e você só pode requerer antes de completar 18 anos de idade.

Os principais direitos que uma pessoa com cidadania europeia possui são: livre circulação no país, direito de voto e à proteção diplomática, direito a proteção de dados e ao serviço público de saúde.

Gostou das informações? Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de outras curiosidades e dicas interessantes. Até a próxima!

Com informações de: E.Londres

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios