Ice Cream Party na Cultura Inglesa! »« Saiba mais sobre a vida e o legado de Bill Gates
23|10|2014

Curiosidades sobre o Cutty Sark

Você conhece o Cutty Sark? Sabia que ele é um ponto turístico e um patrimônio britânico? Vem saber mais!

O Cutty Sark, construído no século XIX, é o último veleiro para transporte de chá existente hoje. Recentemente, foi restaurado e custou ao governo britânico o equivalente a 150 milhões de reais. A reforma foi consequência de grandes danos por causa de um incêndio em 2007 que durou horas para ser contido pelos bombeiros.

Inicialmente, o Cutty Sark foi construído na Escócia, porém, no fim do século XIX, os clippers (veleiros mercantes) foram substituídos por barcos a vapor na rota do chá, e com isso ele foi destinado ao comércio de lã, na Austrália. Em 1895, ele foi vendido à empresa portuguesa Joaquim Antunes Ferreira & C.ª, sendo rebatizado como Ferreira. O veleiro navegou até 1916 quando sofreu com os estragos do mau tempo, e foi reformado, reconvertido em goleta no porto da Cidade do Cabo e rebatizado como Maria do Amparo.

Só em 1954, o Cutty Sark voltou às terras britânicas, quando foi levado a Greenwich, no sudeste de Londres, e colocado em doca seca, para exposição ao público, e funciona hoje como um barco-museu.

Hoje em dia, o barco já foi visitado por mais de 15 milhões de pessoas e é um ponto turístico muito forte em Londres.

Gostou da curiosidade? Continue acompanhando o blog da Cultura Inglesa para não ficar por fora.

Informações: Wikipedia, Gizmodo e DN Globo

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios