Aplicativos iOS e Android para ajudar em viagens! »« Curiosidades sobre a lenda do Rei Artur
15|01|2013

O universo de Doctor Who

Podemos começar com uma pergunta: O que leva uma série com baixo orçamento e com teor educativo a se transformar na série de ficção científica mais bem sucedida e duradoura da história? Pois é, a própria trajetória do seriado Doctor Who é digna de seu roteiro. Foram anos de mudanças estruturais e mistérios, só resolvidos temporadas mais tarde, e estórias com tramas geniais que levaram a série a uma glória inesperada. Vamos dar uma olhada nos elementos que formam esse universo que parece ser infinito e cheio de possibilidades.

O universo de Doctor Who - Cultura Ingles Ce

O personagem principal, conhecido por The Doctor, é um extraterrestre e o último de sua espécie, os Time Lords, que tem a capacidade de viajar no tempo. Dessa forma, o Doctor viaja em uma máquina que tem a forma de uma cabine policial inglesa dos anos 60, chamada TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space). Como a série se estendeu por muito tempo, e seus produtores enfrentaram a saída do ator principal, foi determinado que os Time Lords são possuidores de uma técnica de regeneração corporal, que lhes permite viver mais tempo, só que mudando de aparência. Esse recurso permitiu muitas outras trocas de atores sem atrapalhar a trama, e acabou, inclusive, melhorando o enredo. Genial!

A série nasceu há 50 anos, em 1963 (seu aniversário de meio século será em novembro desse ano), com baixo orçamento e efeitos especiais que não eram lá essas coisas, nem mesmo para a época em questão. A intenção inicial era ser um seriado educativo, levando o personagem principal, The Doctor, em eventos históricos, mudando ou salvando a história como a conhecemos, e também para o futuro, ensinando ciências. Esse caráter era tão forte, que os primeiros parceiros do Doctor eram um professora de Ciências e outra de História.

O universo de Doctor Who - Cultura Ingles Ce

Mas, a narrativa aos poucos foi deixando de lado o caráter histórico e abraçando mais a ficção científica. Após a temporada “The Highlanders”, exibida em 1967, a série mudou o seu foco e as aventuras do time lord tornaram-se mais fantasiosas. Com o tempo, surgiram outras séries de ficção, principalmente as norte-americanas, que já dispunham de grande investimento em efeitos especiais. Devido à relutância da BBC, canal britânico produtor da série, em aumentar os investimentos na produção de Doctor Who para fazer frente às sofisticadas novidades, a série foi descontinuada em 1989, mesmo com boa audiência.

Uma pontinha de esperança da volta de Doctor Who surgiu sete anos mais tarde, quando a série voltou a ser produzida em parceria com a Fox e a Universal. Porém, os episódios ficaram tão diferentes e ‘americanizados’ que não conseguiram atingir sua antiga popularidade.

A salvação de todos os fãs do Time Lord aconteceu em 2005, com a volta definitiva da produção da série. Com um incrível aumento nos quesitos técnicos, a estória vem ganhando cada vez mais força, resgatando fãs antigos e conquistando inúmeros outros.

O universo de Doctor Who - Cultura Ingles Ce

Desde então, Doctor Who vem seguindo diversos padrões de produção, como temporadas envolvendo o mesmo enredo, 13 episódios semanais de 45 minutos e 1 episódio especial de natal com 60 minutos. Antes, as temporadas eram divididas em arcos e os episódios semanais eram continuações. Cada arco continha de 4 a 6 episódios, com algumas exceções de 12 até 16 episódios.

Atualmente, a série está na sua sétima temporada após o relançamento e com o seu décimo primeiro Doctor! Ou seja, já contabiliza 10 substituições de atores no papel principal! O seriado também já passou por outras inúmeras substituições no elenco, como os parceiros do Doctor (35 atores já conseguiram seu momento de ajudante de viajante do tempo). No decorrer da trama, esses parceiros acabam voltando para casa, encontram novos objetivos, se apaixonando em outros mundos ou mesmo morrem.

O universo de Doctor Who - Cultura Ingles Ce

Há incontáveis outros elementos que não cabem nesse post, e muitos outros que nem ao menos foram descobertos ou revelados. Para descobrir, o único jeito é preparar aquele kit de viagem no tempo, com alimento especial – vulgo pipoca -, obter os registros na locadora mais próxima da sua casa, e juntar seu próprio grupo de parceiros para desbravar essa estória surpreendente!

Diferente de um Time Lord, aproveite enquanto é tempo e dê uma passada no site e nas páginas da Cultura Inglesa Ce no Facebook e Twitter para ficar por dentro de mais mistérios da ficção!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios