Pinterest - uma rede social para quem gosta de imagens »« Destino: Birmingham, Inglaterra
16|03|2012

Saint Patrick’s Day, um dia tradicionalmente irlandês

Inúmeras pessoas saem de casa e se reúnem com os amigos nos pubs locais. Todas elas vestem roupas verdes e, logo após tomar uma cerveja e comer alguns pratos típicos, se unem a desfiles pelas cidades ao som da música típica do país. É dia 17 de março na Irlanda, o famoso Saint Patrick’s Day, o Dia de São Patrício.

 

 

Nos últimos anos, a comemoração desse dia vem se popularizando aqui no Brasil. Então vamos te contar mais sobre a data pra você não ficar de fora!

 

São Patrício foi um missionário católico que teve sua vida sempre muito ligada à Irlanda, apesar de não ter nascido lá. Segundo alguns historiadores, o jovem Patrício foi sequestrado aos 16 anos por piratas irlandeses (uau!) e vendido como escravo. Mas conseguiu fugir e foi parar em um monastério católico. Após seus estudos, voltou para a Irlanda para evangelizar a população local e lá ficou até sua morte. Tempos depois, São Patrício virou o santo padroeiro da Igreja Católica da Irlanda.

 

 

Um dos símbolos mais importantes do Saint Patrick’s Day é o trevo. A planta, que possui três folhas, foi usada por São Patrício para explicar aos irlandeses do século V o que representava a Santíssima Trindade. Por isso, muitas pessoas desenham trevos nos rostos durante as paradas que acontecem na Irlanda e em outros locais do mundo.

 

A festa se tornou global devido ao grande número de imigrantes irlandeses em outros países, com direito a suas próprias paradas e carros alegóricos, todos comemorando o dia do padroeiro irlandês. Boston e Nova Iorque (EUA) aderem às comemorações desse dia, assim como Curitiba e Rio de Janeiro aqui no Brasil.

 

 

A cerveja (muitas vezes esverdeada através de pigmentos especiais) está sempre presente nas celebrações. No passado, 17 de março também era um dia de comemoração à cerveja, e os irlandeses resolveram juntar as duas festas em uma só. Isso explica o fato de que, por ser feriado, todos os estabelecimentos da Irlanda fecham nos dias 17 de março, menos alguns pubs.

 

No final das contas, a regra mais importante do Saint Patrick’s Day é a diversão!

 

 

Gostou de conhecer mais sobre essa data comemorativa? Para saber mais informações sobre os países de língua inglesa e sobre a cultura da Grã-Bretanha, siga-nos no Twitter e no Facebook.

 

Fontes: 1|2|3

Imagens: Google

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios