O que é um Curso de Inglês Instrumental? »« Ciência sem Fronteiras e os Exames de Cambridge!
01|08|2013

Costumes ingleses e o famoso chá das cinco!

Os costumes são típicos de cada região e, na Inglaterra, temos vários peculiares dessa cultura tão rica! Um dos mais conhecidos é o de tomar o chá, especialmente se ele vier com leite. Isso mesmo! Beber chá com leite é um costume muito comum na Inglaterra e, hoje, você vai ficar sabendo aqui no blog um pouco mais sobre ele.

Todos sabem que os britânicos são bastante pontuais. Por isso, é comum que o chá das cinco, ou Five O’clock Tea, seja bastante visto nas casas e cafeterias inglesas. Tomar chá faz parte da cultura britânica!

Esse hábito, que tem origens na China (quem não lembra das casas de chá orientais?), iniciou no Reino Unido ainda no século XIX, quando a Duquesa Anna de Bedford pediu que sempre às 17h fosse servido chá com sanduíches, pães doces e bolos. A corte, na época, adotou o costume e, depois, ele passou a ser replicado por toda a população.

A pausa para o lanchinho da tarde tem que vir acompanhada de um bom chá, e existe toda uma variedade deles. Assim como existe o sommelier do vinho, também existe o sommelier de chá, profissional que conhece as variações da bebida, sabe distinguir os aromas e sabores, além de servi-lo da maneira correta.

Um dos sabores preferidos na Inglaterra é o chá preto com leite. E, assim como existem variações dos tipos de infusão, também existe uma nomenclatura para cada quantidade da mistura. Funciona assim: quanto mais leite, ele ficará milky. Se for apenas um pouco, é o classic british, e por ai vai. Essa mistura é tão curiosa que a Pantone lançou uma caneca para indicar como servir o leite no chá, de forma que a cores indicam a quantidade ideal. Legal, não é?

Agora que você conhece um dos costumes mais clássicos dos ingleses, chegou a hora de experimentar! Espere até as cinco da tarde e desguste um delicioso chá com leite acompanhado de bolinhos! Para saber mais sobre costumes britânicos e dicas de inglês, acompanhe também nossas redes. ;)

Fontes: [1][2][3]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios