#BritishLiterature15 - O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie. »« Bandeira Inglesa: de símbolo nacional a ícone da moda!
02|05|2014

Como considerar um filme cult?

De uma maneira resumida, os filmes cults são aqueles que poucas pessoas conhecem ou têm interesse de assistir. Geralmente, ao serem citados em uma roda de conversa, as pessoas logo dizem “assisti e não entendi” ou definem o filme como uma viagem do diretor.

Quer alguns exemplos? Matrix, Donnie Darko, Beleza Americana, V de Vingança entre muitos outros.

V de Vingança

Matrix

Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem fórmulas hollywoodianas de grande sucesso, muitas vezes não entram nos grandes circuitos, geralmente não alcançam grandes bilheterias, e na maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras.

De acordo com Juliana Varela, redatora do site Guia da Semana, o significado da palavra cult relacionada à filmes não quer dizer que são o oposto de mainstream nem de cinema americano. “O significado é algo muito mais amplo, um “status” que o filme conquista graças ao conteúdo subversivo, à forma original ou, simplesmente, porque oferece alguma coisa aos fãs que nenhum outro filme foi capaz de oferecer – uma reflexão, um modelo de comportamento, frases inesquecíveis, nostalgia”.

Juliana ainda complementa que na origem do termo “cult” está uma das características básicas do filme: ele deve ser cultuado pelos fãs. Como esse tipo de filme é um tanto quanto incomum e difícil, em alguns casos, de serem assistidos, eles acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis fãs.

Quais filmes são considerados cults por você?

A Cultura Inglesa Ceará deseja a todos excelentes sessões de filmes com os amigos, sejam eles pops ou cults. O importante é refletir sobre as ideias apresentadas.

Com informações do Portal Guia da Semana.

Imagens: Reprodução.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios