70% de desconto na 1º Parcela da Cultura Inglesa Bairro de Fátima de R$255,96 por R$76,79 »« Cursos de verão no exterior ~ Julho de 2011
07|02|2011

Chá das cinco / Five o’clock tea

O chá das cinco é uma tradição inglesa, mas o chá é uma tradição mundial milenar. A forma de preparo e horário de consumo variam de acordo com as culturas. A seguir algumas curiosidades nesse gráfico “cute-cute“:

O chá das cinco foi lançado na Inglaterra pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geleia ou mel; muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.

Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá, passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc.

Selecionamos essa apresentação super didática e bem completa sobre chás.

Aqui no Brasil, mais precisamente no Nordeste, nosso costume de consumo de chá está mais associado à prevenção de doenças. O que é uma pena! Pois além do chá possuir propriedades terapêuticas é uma maneira refinada e suave de fazer uma pausa e aproveitar boas companhias.

A seguir um link do Fórum English Experts traz a discussão sobre como dizer “colher de chá” em inglês e algumas variações da expressão (slagns = gírias): http://www.englishexperts.com.br/forum/como-dizer-colher-de-cha-em-ingles-t9550.html

Fonte da imagem: ffffound

O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.

Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial

Comentários (3)

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Ana Sampaio and ricardo g pessoa, Cultura Inglesa – CE. Cultura Inglesa – CE said: Chá das cinco / Five o'clock tea http://t.co/6BRKUod via Blog @cult_inglesa [...]

  • Valdicléa disse:

    Favor confirmar o nome correto para o chá Inglês: Afternoon tea or 5 o´clock tea?

    • editor disse:

      Olá, Valdicléa! Apesar de os dois estarem corretos, a expressão mais usada é Afternoon tea, porque os ingleses não tem bem um horário para tomar chá. É um hábito diário que eles fazem a qualquer hora.

      Obrigada pela participação no blog!

      Abraços! :)











  • * Campos obrigatórios