A Cultura Inglesa CE te leva ao show do Paul McCartney em Fortaleza! »« Paul McCartney em Fortaleza: veja as novidades da turnê "Out There"
24|04|2013

As bibliotecas mais incríveis do mundo!

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional do Livro (23 de abril), vamos conhecer algumas das bibliotecas mais fantásticas do mundo! Redutos de sabedoria e conhecimento, toda biblioteca tem seu charme e seus adoradores. Junte-se a nós nessa pequena viagem pelo mundo dos livros!

Essa semana é de muita leitura! No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Direito do Autor. A data foi escolhida por ser o dia de falecimento de diversos escritores, como Miguel de Cervantes, Josep Pla e William Shakespeare.

Agora vamos combinar: existe alguém no mundo que não goste de biblioteca? São sempre ambientes familiares e aconchegantes, onde podemos nos perder entre os corredores ou entre as páginas dos livros, onde podemos nos inspirar e onde podemos fazer amigos (reais ou literários).

Vamos fazer um passeio pelas bibliotecas mais fantásticas do mundo e conhecer os tesouros escondidos nelas!

1) Trinity College Library
Onde: Dublin, Irlanda

Trinity College Library

É a maior biblioteca irlandesa, formada por vários edifícios diferentes e com mais de 5 milhões de obras no acervo. Possui dois orgãos que acolhem livros raros e manuscritos. O maior tesouro da biblioteca é o Livro de Kells, um manuscrito do século VI.

2) Biblioteca Geral
Onde: Universidade de Coimbra, Portugal

Este é um dos maiores orgulhos portugueses, por ter sido construída e decorada inteiramente por artistas da terra. A menor área da construção, a Biblioteca Joanina, é um ícone da arquitetura. A coleção de obras é de 250 mil volumes.

3) George Peabody Library
Onde:
John Hopkins University, Baltimore, EUA

Com mais de 300 mil obras no acervo, a George Peabody foi fundada em 1852 e contém livros que datam desta época. É considerada a catedral dos livros devido à sua arquitetura neoclássica.

4) Harvard Library
Onde:
Harvard University, Massachusetts, EUA

A Harvard Library foi fundada em 1638, antes da independência dos Estados Unidos. É composta por diversos prédios, que abrigam mais de 15 milhões de obras. Só o Widener Library, mais famoso edifício entre os que formam a biblioteca, possui 3 milhões de livros, inclusive cópias da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso.

5) Library of Congress
Onde:
Washington, EUA

Esta é a maior biblioteca do mundo, contendo mais de 144 milhões de livros, em mais de 470 idiomas! Fundada em 1800, a Library of Congress, como o nome já diz, é a biblioteca oficial do congresso americano. Além de livros, seu acervo ainda inclui manuscritos, gravações de áudio, mapas, microformas e possui a maior coleção de livros raros da América do Norte.

6) Biblioteca Nacional do Brasil
Onde:
Rio de Janeiro, Brasil

Com mais de 9 milhões de itens no acervo, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina e a sétima maior do mundo, segundo dados da UNESCO. Fundada em 1810 como Real Biblioteca, só se tornou Biblioteca Nacional em 1876.

7) (Antiga) Biblioteca de Alexandria
Onde:
Al-Iskandariyya, Egito

Tudo bem, a Biblioteca de Alenxadria não existe mais, mas foi criada no século III A.C.! Construída pelo faraó Ptolomeu I Sóter, a biblioteca tinha jardins, salas de jantar, salas de leitura, anfiteatros e muito mais! Ninguém sabe ao certo como ela foi destruída, alguns dizem que foi incêndio, outros dizem que foi quando o país foi conquistado em 642 a.C., mas a arquitetura do local é referência até hoje.

8) Beinecke Rare Book and Manuscript Library
Onde:
Yale University, Connecticut, EUA

Esta biblioteca é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo. Diferente de outras bibliotecas, esta tem um design e arquitetura mais modernos, com janelas feitas de mármore trasnslúcido. Detalhe: esta biblioteca foi DOADA a Yale pela família Beineck. Quem quer uma biblioteca de presente? \o/

9) Biblioteca PIO IX
Onde:
Universidade Lateranese, Roma, Itália

Aqui quem manda é o papa. Sério. A Biblioteca Pio IX é conduzida pelo papa, desde que foi fundada em 1854. É formada pelo prédio principal e por vários outros prédios na cidade. O acervo contém coleções papais privadas e mais de 400 mil obras raras e antigas.

10) Biblioteca Filológica
Onde:
Berlin, Alemanha

A Biblioteca Filológica se dedica inteiramente à filologia, ou seja, o estudo de uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma ótica histórica, a partir de documentos escritos. Das bibliotecas da lista, é a mais jovem: foi fundada em 2005, mas já possui mais de 700 mil volumes. É conhecida como o “Cérebro de Berlin”, uma vez que foi desenhada para parecer um cérebro humano.

Aproveite não só o dia de hoje, mas todos os dias, para ler sempre um pouco mais! Alimente o espírito com as ideias e palavras de vários autores brilhantes que contribuiram para a formação destas bibliotecas incríveis! :)

Acompanhe a Cultura Inglesa CE nas redes para ver dicas de leitura e novidades literárias!

Fonte: Conexão Jornalismo | Wikipedia

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios