Brunch – o café da manhã atrasado! »« Confira os prazos para os exames de Cambridge e programe-se!
01|04|2014

April Fools: a origem do dia da mentira

Quem nunca contou ou já foi enganado por alguma pegadinha de April Fools? Na Inglaterra, a data é levada a “sério” e faz parte da tradição viralizar algumas mentirinhas na mídia inglesa. Confira mais no post de hoje!

O April Fools é o dia do ano no qual você tem liberdade para pregar uma peça na sua família e amigos sem peso na consciência! A origem dessa data tem relação com a instituição do calendário Gregoriano na Inglaterra, que transferiu a comemoração do ano novo do dia 1 de abril para 1° de janeiro.

Essa mudança não foi acatada por todos e alguns ainda celebravam a passagem de ano na antiga data. Os que se adaptaram mais rapidamente passaram a brincar com quem ainda estava apegado ao velho calendário, apelidando-lhes e pregando peças. Desde então, o costume se transformou no April Fools Day atual.

Para ilustrar a dimensão que a data possui na Inglaterra, confira algumas mentiras divulgadas pela mídia inglesa ao longo dos anos.

Correndo 26 milhas dias

Em 1981, o jornal The Daily Mail emocionou leitores ao contar a história de Kimo Nakajima, um corredor japonês que se inscreveu na Maratona de Londres e, por conta de um erro na tradução, entendeu que devia correr por 26 dias e não 26 milhas. O japonês, no dia da divulgação, ainda estaria correndo e perdido em algum canto da Inglaterra.

Big Ben moderninho

Em 1980, no dia 1° de abril, a BBC anunciou que o Big Ben ganharia uma versão digital para se adaptar à modernidade, o que causou revolta e indignação até a emissora assumir a pegadinha.

Pé de Macarrão

Em 1957, a BBC veiculou uma matéria sobre a ótima temporada de plantação de macarrão na Suiça. A pegadinha pegou muitos telespectadores, que ligaram pra emissora para saber como plantar seu próprio macarrão em casa, além de marcar a primeira mentira em comemoração à data transmitida na TV.

Vale lembrar que, na Inglaterra, a brincadeira termina ao meio dia e, após esse horário, as mentiras não devem ser mais utilizadas em nome da diversão! E você, já preparou a sua? Desejamos um ótimo April Fools Day, com momentos saudáveis e alegres!

Informações de Molho Inglês

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios