Snack time! Hora do lanche! »« Inglês na ponta do dedo - aprimore seu conhecimento
10|03|2011

A questão dos buscadores na educação

Para você estudante, independente da faixa etária, trouxemos hoje para o blog da Cultura Inglesa uma discussão importante sobre a questão dos buscadores na educação.

Como você pesquisa na internet? Usa apenas um buscador? Procura em outros idiomas? Já testou a ferramenta em “tempo real” do Google? E as ferramentas avançadas de busca?

Se você costuma pesquisar apenas lançando um termo específico e seleciona os resultados mais “de cima” está na hora de rever seus conceitos. É claro que os links que aparecem primeiro são os mais relevantes, mas ainda há muitos recursos para explorar nas ferramentas de busca. O intuito não é virar um geek em buscadores, mas ter consciência que você pode chegar a resultados mais satisfatórios e diferenciados (vamos combinar? ninguém merece apresentar trabalho semelhante ao do colega).

Para você que é estudante da língua inglesa ou não, fica a dica para refinar sua pesquisa com os termos em inglês. Com certeza não sairão os mesmos resultados. Isso vale também para as imagens. Leia as versões de definição em português e inglês – e se possível em outras línguas – e a partir da união desses diferentes conceitos crie seu ponto de vista, não seja refém dos primeiros resultados.

Selecionamos o vídeo abaixo do programa “Tv Sala – Barsa ou Google?” que traz uma entrevista interessante com a Martha Gabriel (ela tem twitter, sigam) especialista em buscadores que lança algumas reflexões sobre a pesquisa virtual na educação tanto para professores quanto para alunos. Confiram:

Dica de livro: High tech, High Touch
Achou o conceito de “Cibridismo” interessante? Leia mais aqui.

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios