Orgulho e Preconceito completa 200 anos! »« Carnaval pelo mundo: a folia se espalha por diversos países!
30|01|2013

31 de janeiro – Dia do Mágico – O Mágico de Oz

Olhe atentamente e não pisque. Mas é bem provável que você não perceba como aquele coelho saiu da cartola ou como aquele ilusionista conseguiu se desamarrar, escapar da morte, trocar de roupa e ainda aparecer no meio da platéia. Hoje, 31 de janeiro, é o Dia do Mágico! E para entrar no clima, conheça um pouco do encantamento e das referências desta arte pelo mundo.

O Dia do Mágico surgiu em homenagem a São João Bosco, o padroeiro dos mágicos. Enquanto jovem, ele ajudava a família fazendo mágica e malabarismo nas ruas. E após seus espetáculos, ele pregava o evangelho para quem ali estivesse. Foi canonizado em 1934, tornando-se o santo protetor dos mágicos.

Desde antes disso, os grande mestres do sobrenatural sempre estiveram em alta, com espetáculos mirabolantes e levando uma enorme onda de fascínio por onde passavam. Alguns conseguiram se tornar lendas, como Harry Houdini (considerado o maior mágico ilusionista do mundo), que era capaz de QUALQUER armadilha; David Copperfield (foto abaixo), mestre em unir truques de mágica a narrativas e televisão, foi capaz de sumir com a Estátua da Liberdade e flutuar sobre o Grand Canyon; e até mesmo Mister M, que revelou muito segredos de mágica ao público.

31 de janeiro - Dia do Mágico - O Mágico de Oz - Cultura Inglesa Ce

No mundo da literatura, muitos mágicos também ganharam fama, como o Mágico de Oz. O feiticeiro das distantes terras de Oz talvez seja a representação de mágico mais conhecida na literatura mundial. Na história infantil que leva seu nome, a protagonista, Dorothy Gale, sobrinha de fazendeiros do Kansas, acaba sendo levada por um tufão para a terra de Oz, um lugar habitado por estranhas criaturas, dominado por bruxas e governado pelo mágico de Oz.

A saga de Dorothy baseia-se no desejo da garota de voltar ao Kansas, e o único que poderia ajudá-la era o grande mágico da região. Ao longo do percurso, pela famosa estrada de tijolos dourados, a garota encontra outros personagens que também precisam de ajuda e unem-se a garota em busca do mágico. Ao encontrá-lo, descobrem que ele na verdade é um mágico de circo que acabou chegando a Oz quando seu balão foi tragado por um tufão. Mesmo não possuindo poderes, sua esperteza e imaginação foi suficiente para solucionar os problemas dos companheiros de Dorothy. Mas para a garota voltar para sua terra seria necessária uma magia poderosa, que estava a seu alcance o tempo todo – mas não vamos contar o que é ;)

31 de janeiro - Dia do Mágico - O Mágico de Oz - Cultura Inglesa Ce

A obra criada por L. Frank Baum em 1900 acabou se tornando grande referência para várias outras obras de escritores e cinegrafistas, que deram inúmeras continuidades para as aventuras de Dorothy. Esse ano, a Disney traz mais uma versão focada na história por trás do mágico. No filme ‘Oz – Mágico e Poderoso’, com estreia para março no Brasil, o personagem principal é Oscar Diggs, um mágico de circo no Kansas que usa truques pirotécnicos. A história narra como o balão de Oscar foi tragado pelos tufões e sua chegada a Oz, onde passa a ser considerado um grande mágico, que consegue ajudar a população do local devido a sua criatividade e astúcia.

31 de janeiro - Dia do Mágico - O Mágico de Oz - Cultura Inglesa Ce

A história do mágico de Oz nos relembra do que temos de mais mágico: a imaginação. Com ela é possível alcançar lugares inexistentes e deixar a criatividade fluir pela mente. Afinal, ela é a essência do encanto dos truques mágicos.

Fique atento aos conteúdos postados no Facebook e Twitter da Cultura Inglesa Ce! Aproveite para fazer o teste de nível online no nosso site e se matricular na Cultura Inglesa Ce! Plim! ô/

Fontes: 1, 23

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios