31 de janeiro - Dia do Mágico - O Mágico de Oz »« Oscar 2013: Indicações e principais apostas!
05|02|2013

Carnaval pelo mundo: a folia se espalha por diversos países!

“Em fevereiro, em fevereiro, tem carnaval, tem carnaval!” Chegou o tempo de esquecer todos os problemas, vestir a fantasia, e sair às ruas para aproveitar o canto e a folia! É Carnaval! No Brasil, a festa é ansiosamente aguardada por foliões de diversos cantos do país. Rio de Janeiro, Salvador e Recife são os destinos mais procurados pelos brasileiros para a comemoração da alegria. Mas, e o carnaval pelo mundo? Como será que americanos, franceses, ingleses, espanhóis e tantas outras culturas comemoram o carnaval? Esse é o assunto do nosso post de hoje!

Vamos começar pelos nossos amigos britânicos. Na Inglaterra, o carnaval é conhecido como Shroveitide. Apesar do nome complicado, a festa significa confessar os pecados! Em tempos de carnaval, os ingleses saem às ruas, também fantasiados, e fazem a festa para esquecer todos os pecados e vibrar bons momentos. As fantasias são um luxo! Dá só uma olhada!

Carnaval pelo mundo

A comemoração na França se estende por toda a orla de Nice. O “Promenade des Anglais” é o endereço de grandiosos desfiles de Carnaval. Parecido com o do Brasil, o carnaval francês é representado por carros alegóricos enfeitados, músicos e dançarinos!

Já os Italianos preferem resgatar a antiga tradição das máscaras de carnaval, que estão no auge desde o século XVIII! Elas são um verdadeiro luxo, feitas com veludo e cheias de brilho! Na cidade de Veneza, um tradicional baile de máscaras representa as festividades dessa época do ano.

E na Alemanha? Será que existe alguma comemoração? Sim! Mesmo com a fama de serem “pessoas frias”, os alemães não abrem mão da alegria do carnaval. Desfiles com lindas fantasias, e até coreografia ensaiada, compõe o cenário de comemorações!

Nos Estados Unidos, a festa é marcada pelas cores roxa, verde e dourada no Festival de Mardi Gras! A festividade, típica de New Orleans, é bastante rica em fantasias, carros alegóricos e foliões dançando e se divertindo nas ruas.

O carnaval colombiano é ótimo para as crianças! Elas têm um dia inteiro reservado para apresentações, pinturas, e danças com fantasias lindas e bem coloridas. Para os adultos, máscaras coloridas com longos narizes e grandes orelhas compõem o traje!

Na Espanha, o carnaval é bem parecido com o brasileiro. Por isso, é considerado um dos carnavais mais populares do mundo! O segredo, todos nós já sabemos, é o ritmo e o espetáculo! Milhares de pessoas e diversos grupos musicais saem às ruas para comemorar. Tem até a escolha da rainha do carnaval!

Nossos vizinhos argentinos também comemoram o carnaval com bastante alegria e fantasias luxuosas! Carros alegóricos, músicas, fantasias e muita diversão preenchem as ruas da capital. Os desfiles são lindos e bem parecidos com os que estamos acostumados a ver por aqui!

E as comemorações no Uruguai? Em Montevidéu, os foliões dançam e se divertem ao ritmo do batuque afro-uruguaio!  Agora, uma curiosidade inusitada que muita gente não sabe: o carnaval de Montevidéu é considerado o mais longo do mundo! A festa dura cerca de 40 dias, estendendo-se de janeiro até março! Haja fôlego!

Ufa! A alegria contagiante do carnaval se espalha por todo o mundo. Escolha o seu destino, prepare as fantasias e junte toda a energia! Seja onde for, que a comemoração seja saudável e divertida! #letsgoparty!

Fonte: [1]

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios