29 de outubro - Dia Nacional do Livro »« OMG! Texting, a linguagem dos tempos modernos
31|10|2012

British Literature #10 – O Médico e o Monstro

Em clima de Halloween, vamos falar em nosso British Literature do mês sobre um dos clássicos da literatura de terror e suspense: O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, no original), escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson em 1886. Deixe a luz acesa e saiba mais sobre a obra!

A história se passa em Londres, no finalzinho do século XIX, em plena revolução industrial, época em que as diferenças sociais na cidade começaram a despontar, com os ricos ficando muito ricos e os pobres… bem, cada vez mais pobres. O livro reflete um pouco sobre o clima de insegurança da época, onde crimes horríveis estavam se tornando frequentes e até homens bem nascidos eram considerados suspeitos.

Londres Vitoriana

Até mesmo o bom Dr. Henry Jekyll começa a atrair alguns olhares desconfiados do advogado Gabriel Utterson, após um episódio estranho. Um homem horrendo, que se apresentou como Edward Hyde, atropela uma criança na rua, e, ao ser perseguido, voltou ao local onde se encontrava a criança e deixou um cheque a ser descontado no nome do Dr. Jekyll para reparar os danos da garota. Até aí, tudo bem, ele parecia um cara bacana, mas Utterson não acreditou muito nisso e decidiu conferir pessoalmente com o Dr. Jekyll, que confirmou o pagamento e, posteriormente, declarou o sr. Hyde como seu favorecido em seu testamento.

Depois do acontecido, o médico se isola em seu quarto e desaparece de tal modo que seus amigos começaram a achar que foi sequestrado. Enquanto o seu paradeiro ainda é um mistério, Sir Danvers Carew, um ricaço da cidade, é assassinado e, segundo a descrição de uma testemunha, o principal suspeito é o sr. Hyde. Quando começa a perseguição para encontrá-lo, o Dr. Jekyll aparece novamente na sociedade.

O Médico e o Monstro - Dr. Jekyll e Mr. Hyde

A partir daí, se desenrola toda a trama de mistério e suspense em torno dos dois personagens, que, na realidade, são um só, alternados através de uma fórmula química. Um homem que passa pelo transtorno de múltiplas personalidades, encarnando o bem e o mal em um só corpo. E, se repararmos bem, este é um dilema que enfrentamos diariamente, com ou sem distúrbios de personalidade: lidar com nossa negatividade e positividade de forma a encontrar o equilíbrio.

Profundo, mas as melhores obras são assim mesmo: além de entreter, também nos fazem pensar! :)

E, para quem quiser conferir algumas adaptações da história, pode começar pelo Incrível Hulk, da Marvel, que é uma mistura de O Médico e o Monstro e Frankenstein. Também pode conferir a graphic novel A Liga extraordinária, escrita por Alan Moore, onde o Dr. Jekyll/Sr. Hyde é um dos membros da equipe reunida pela Rainha Vitória. E ainda pode conferir uma versão CLÁSSICA da obra nesse vídeo aqui ;)

Acrescente mais este livro em sua estante e tenha mais um clássico da literatura na lista de “lidos”! :)

Fontes: 1 | 2 | 3

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios