Concurso Cultural Semana Nerd na Cultura Inglesa »« Rainha Elizabeth II e seu Jubileu de Diamante
24|05|2012

British Literature #09 – NÃO ENTRE EM PÂNICO! O Guia do Mochileiro das Galáxias

Uma série de absurdos hilários e geniais é uma maneira de definir esta “trilogia” de quatro livros, que na verdade são cinco. Aclamada pelo mundo como uma das melhores obras do universo nerd, no British Literature deste mês, falaremos sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra-prima do britânico Douglas Adams. Poderíamos resumir essa trama como um conjunto completo de encontros improváveis e amizades absurdas! Mas, vamos aos detalhes e não se preocupe se não fizer sentido :)

o-guia-do-mochileiro-das galaxias-douglas-adams-cultura-inglesa-ce-01

O livro conta a história de Arthur Dent, um cara típico inglês que, justamente no dia em que tenta impedir que sua casa seja demolida para a construção de uma rodovia, descobre que seu melhor amigo, Ford Prefect, é um extra-terrestre (nascido em Betelgeuse) e que a Terra está prestes a ser destruída pelos Vogons, raça de alienígenas super burocráticos, para dar espaço a uma nova via hiperespacial intergaláctica.

o-guia-do-mochileiro-das galaxias-douglas-adams-cultura-inglesa-ce-02Um pouco antes da demolição da Terra, Arthur consegue fugir com a ajuda de Ford, e os dois se infiltram clandestinamente em uma das naves Vogons. Pra piorar a situação, os dois são expulsos da nave e deixados, literalmente, no vácuo, até que são resgatados por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia.

Zaphod, por sinal, tem duas cabeças e se tornou presidente da galáxia porque achava que “poderia ser uma coisa legal”. Hilariamente imprevisível, Zaphod roubou a nave Coração de Ouro no dia do seu lançamento (moderníssima, movida pelo Gerador de Improbabilidade Infinita), inventou a Dinamite Pangaláctica (a bebida mais forte do universo) e ainda passou a perna em Arthur em uma festa, levando embora Trillian, sua paquera, seis meses antes da demolição do planeta. A cantada? “Venha comigo, sou de outro planeta“. E era mesmo.

Na Coração de Ouro, Arthur conheceu Marvin, um robô maníaco depressivo, que possui um cérebro do tamanho de um planeta e foi criado para ter sentimentos humanos. Marvin é incrivelmente amargurado, depressivo, mal humorado e frustrado por usarem sua inteligência 30 bilhões de vezes superior a de um colchão para abrir portas ou pegar papéis do chão.

o-guia-do-mochileiro-das galaxias-douglas-adams-cultura-inglesa-ce-03

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o “repositório padrão de todo o conhecimento e sabedoria” que todo mochileiro deve carregar em suas viagens. Em sua capa, vem impressa a amigável frase NÃO ENTRE EM PÂNICO. É ele que guia a viagem de Arthur e Ford pelo universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais. A resposta eles já têm: 42.

A série teve início no rádio, em 1978, em um programa transmitido pela rádio britânica BBC. Daí virou 3 livros, depois 4, mas a trilogia foi fechada com 5 livros. Quer dizer, ainda teve o sexto, mas não foi escrito por Adams, e sim por Eoin Colfer, autor da série Artemis Fowl. A história de Arthur ainda foi pra TV, em uma minissérie de 6 episódios, e pro cinema, em 2005.

E a toalha? “Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha“. Algumas utilidades são: agasalho, vela para jangada, disfarce, objeto para pedir socorro e, eventualmente, o mochileiro pode usá-la para enxugar-se com ela, se ainda estiver razoavelmente limpa.

o-guia-do-mochileiro-das galaxias-douglas-adams-cultura-inglesa-ce-05

Amanhã, dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Toalha pelo mundo todo, e também o Dia do Orgulho Nerd. Venha comemorar com a Cultura Inglesa CE no Facebook e concorra a 2 boxes da coleção O Guia do Mochileiro das Gálaxias! Para participar, é fácil, rápido, não dói e custa apenas um pouquinho da sua criatividade. Você pode ver todas as informações sobre nossa Semana Nerd e o regulamento do concurso aqui.

Esperamos você para comemorar conosco! O concurso vai até amanhã. Sendo nerd ou não, participe, comemore, divirta-se e não perca sua toalha!

Fonte: Wiki

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios