Conheça obras de arte incríveis na National Gallery »« Como considerar um filme cult?
30|04|2014

#BritishLiterature15 – O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie.

Sabe aquele livro que te prende em um mundo paralelo por horas e você nem vê o tempo passar? O post da Cultura Inglesa CE de hoje vem com um dica de leitura nesse estilo. O Caso dos Dez Negrinhos promete fortes emoções! Vem com a gente!


O Caso dos Dez Negrinhos já conquista o leitor pela sua autora. Agatha Christie é umas das escritoras britânicas mais vendidas de todos os tempos, e essa obra é uma de suas principais produções, alcançando o posto de um dos 100 best sellers do mundo!  Você também pode encontrar esse mesmo livro com o título de E Não Sobrou Nenhum. Esse foi o nome criado para substituir o original, que esteve envolvido em discussões sobre racismo na época de seu lançamento. Ficou curioso? Então vamos descobrir um pouco mais dessa trama, mas não se preocupe, não soltaremos spoilers! ;)

Bem, o enredo em si é bem simples, mas prende o leitor pelo seu desenrolar. Tudo começa quando oito pessoas recebem convites diferentes para uma mesma ilha, a maioria pelo casal U.N. Owen. Ao chegarem à ilha, os convidados não os encontram, mas, sim, uma dupla de anfitriões. A partir daí, a trama se desenvolve de uma forma que segura o leitor a cada página. A livro gira em torno de uma rima infantil inglesa, que guia os acontecimentos. O primeiro personagem, por exemplo, morre engasgado e os outros nove ficam impedidos de sair da ilha por conta da chuva. Já sentiram o que vem por aí, não é?

“Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.”

Já que não há mais ninguém na ilha, quem será o culpado? Bem, isso você só vai descobrir lendo! Nossa última dica é: não veja a última folha. Já sabemos de leitores desavisados que vão em busca de saber o número de páginas e se depararam com novidades fora do tempo, ok? Não esqueça de contar pra gente o que você achou da indicação! Continue acompanhando nosso blog para conferir mais novidades sobre a Cultura Inglesa CE. Até o próximo post!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios