Conheça a linha de sucessão da realeza britânica »« Conhecendo a Torre de Londres
12|05|2015

#BritishLiterature A Taça de Ouro, by Henry James

A clássica literatura britânica, principalmente quando nos referimos aos autores do século passado, sempre carrega tons de profundidade psicológica e histórias que nos prendem do começo ao fim. Em nosso post de hoje, separamos um título clássico, que possui um enredo bem intenso: “The Golden Bowl”, ou “A taça de Ouro” em Português.

Esse romance, do autor Henry James, foi publicado pela primeira vez em 1904 e tem como cenário principal a Inglaterra, com seus costumes e cultura da época. O tema central de todo o drama é o casamento, a família e o adultério. O desenvolvimento da história explora as confusas e profundas relações entre pai, filha e seus respectivos parceiros, que já tiveram um relacionamento amoroso no passado.

Henry James consegue, durante o desenrolar dos fatos, percorrer pelos pensamentos e desejos mais libidinosos de seus personagens, revelando profundas descobertas. O desejo pelo outro e os sentimentos de posse e paixão são tratados de sua maneira mais pura neste clássico da literatura britânica.

Ao escrever a drama, Henry James estava na maturidade de seus 61 anos, e conseguiu o reconhecimento de importantes críticos como um dos maiores autores norte-americano – (naturalizado britânico) – e também da língua inglesa. Ler o título com a sua língua original é um ótimo estudo e teste de seus conhecimentos, principalmente para quem já é fluente no idioma.

A Taça de Ouro ganhou uma adaptação para as telas do cinema em um filme dirigido por  James Ivory, com Nick Nolte, Anjelica Huston e Kate Beckinsale.

Se interessou para saber qual é o destino dos personagens dessa história? O livro está disponíveis em sebos e importantes livrarias de todo o país, na sessão literatura estrangeira. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios