5 pratos típicos da Inglaterra que você tem que conhecer! »« Victoria and Albert Museum - Museu de Moda em Londres
09|04|2015

British Literature: Sense and Sensibility – Jane Austen

Jane Austen é uma das escritoras mais famosas da literatura britânica. A característica principal das suas obras são personagens femininos fortes e intensos, que contém traços da sua própria personalidade. Aqui no blog, a gente já falou um pouquinho sobre os principais títulos da autora. Hoje, vamos nos dedicar a história de seu primeiro livro publicado: Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade). Vamos lá?

O romance foi escrito sob o pseudônimo de Jane, “A Lady”, e se passa no início do século XIX. A história propõe uma forte reflexão sobre os caminhos morais da sociedade europeia, além dos efeitos da crescente urbanização à época.  O título retrata o estado de espírito das duas personagens principais, as irmãs Elinor e Marianne Dashwood.

Elinor possui um senso de responsabilidade bastante apurado, ao contrário de Marianne, bastante emotiva e intensa. Elinor, na história, possui 19 anos e, mesmo com a pouca idade, se vê na obrigação de proteger seus amigos e familiares. Por conta disso, ela sempre era vista como a fria e indiferente da família. Marianne, de 16 anos, é a romântica expressiva que faz de tudo pra viver um grande amor.

Elinor e Marianne possuem uma irmã mais nova, Margaret, de 13 anos. Todas elas e também a mãe, Mrs. Dashwood, ficaram com uma pequena pensão após o falecimento do pai, que deixou a casa e toda sua fortuna para o filho mais velho, John, do primeiro casamento. Diante da situação adversa, elas se viram na obrigação de se mudar para uma casa mais simples e mais distante. Porém, a mudança não foi apenas de endereço! O novo local reservou muitas emoções e surpresas para a família.

Ficou curioso para descobrir o que acontece depois da mudança? O livro possui várias traduções para o português e também algumas versões em inglês disponíveis aqui no Brasil. A história também foi adaptada algumas vezes para o cinema, e, em uma delas, tivemos a interpretação de Emma Thompson e direção de Ang Lee. Existe também o seriado Sense and Sensibility, de 1981, dirigido por Rodney Bennett.

Para outras informações sobre a cultura britânica, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e também em nossas redes sociais.

Fonte: Wikipedia

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios