Cantores Ingleses: conheça mais sobre a cantora Leona Lewis. »« Brincadeira de criança: confira os jogos mais conhecidos em inglês!
29|10|2013

British Literature: dia nacional do livro e autores brasileiros

A seção British Literature é sempre voltada aos nomes, produções e novidades da literatura britânica. Porém hoje, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, vamos abrir exceção e dedicar esse post aos escritores tupiniquins e suas obras. Confira alguns autores brasileiros que farão você se apaixonar (ainda mais) pela produção literária nacional!

Aprendemos com professores e familiares, desde cedo, a riqueza da nossa literatura! A história e seus acontecimentos influenciaram correntes e tendências, consolidando todos os períodos que marcam a vida das produções brasileiras, como o romantismo, realismo, parnasianismo etc. Independente da época, existem diversos escritores que são atemporais e merecem que suas obras sejam repassadas por gerações, para que seu valor histórico e estético seja lembrado. É o caso dos nomes que selecionamos para a lista a seguir. Confira!

Jorge Amado

O escritor baiano é advogado por formação, mas optou por trabalhar com jornalismo durante boa parte da sua vida. Algumas obras importantes do autor são: “Capitães de Areia”, “Gabriela, cravo e canela” e “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”.

Érico Veríssimo

Gaúcho, nascido em 1905, é um dos autores nacionais mais importantes. Ele conviveu com outros grandes escritores, como Mario Quintana. “Olhai os lírios do campo” é uma de suas grandes obras, além de “O tempo e o Vento”, trilogia que reúne histórias que maracaram a literatura brasileira.

Cecília Meireles

Professora e jornalista fluminense, a poeta recebeu algumas condecorações, como o prêmio de poesia Olavo Bilac, pela obra “Viagem”. O “Romanceiro da Inconfidência”, que trata sobre a inconfidência mineira, é considerado sua obra prima.

José de Alencar

É considerado o maior autor do romantismo brasileiro. O escritor cearense possui diversas obras consagradas no cenário mundial, como “Iracema”, “O Guarani”, “Senhora”, “Luciola”, “A viuvinha” e “Cinco Minutos”. É, sem duvida, leitura obrigatória para quem quer conhecer as origens da literatura nacional.

Machado de Assis

O escritor carioca é responsável por iniciar o realismo no Brasil. Seus livros são amplamente explorados nos estudos sobre a literatura nacional. “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba” são algumas obras de grande sucesso do autor.

Euclides da Cunha

Nascido no Rio de Janeiro, Euclides da Cunha tem “Os Sertões”, que retrata a Guerra de Canudos, no interior da Bahia, como principal obra. O livro é um misto de literatura e relato jornalístico e, certamente, está na lista de principais produções brasileiras.

A lista devia ser infinitamente maior! Só assim para contemplar todos os grandes nomes da nossa literatura. Mas isso fica para um próximo post! Agora, com a proximidade das férias, é um momento ideal para anotar alguns desses títulos, dar uma passada na biblioteca da sua escola e se deliciar com esses clássicos! Para mais novidades, continue acompanhando nosso blog e siga a Cultura Inglesa – CE nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Informações de Educação UOL

Conheça as redes sociais da Cultura Inglesa Ceará: Facebook | Instagram | Youtube

Voltar à página inicial











* Campos obrigatórios